Coluna Primeira Mão

De onde vem o dinheiro?

Durante esse período de campanha eleitoral, candidatos ao governo estadual levantam problemas e dizem ter soluções para eles. Essas soluções são apelidadas de "promessas", "propostas", "compromissos" etc. Nas entrevistas que têm dado a emissoras de rádio de TV, eles têm esquecido de dizer de onde virá o dinheiro para tantas realizações. Em respeito aos eleitores sergipanos, eles precisam explicar as fontes de captação de receitas, bem como a proposta orçamentária estadual para 2019. Farão remanejamento de verbas? Os entrevistadores também deveriam lembrar desse "detalhe".

Fique atento

O cenário político exposto nas pesquisas somente deverá apontar aqueles que vão para o segundo turno, na disputa do Governo de Sergipe, depois do dia 15 deste mês, quando as consultas populares já mostram os efeitos dos dias de campanha na tv e rádio. Mas, a depender da “mala preta”, mudanças podem ocorrer até no dia “D”, o 7 de outubro.

Número um


Esta coluna vem sustentando que o principal problema que os candidatos a mandatos federais e estaduais precisam resolver é o seguinte: como vão criar empregos para os sergipanos? Os demais assuntos vêm em segundo lugar.


Consolidação


Valadares Filho, o candidato do PSB ao Governo de Sergipe, trabalha um projeto de consolidação de seu nome como o primeiro colocado. Belivaldo Chagas (PSD) e Eduardo Amorim (PSDB) querem tomar os eleitores de “Vavá Júnior” conquistar suas presenças no segundo turno, que será disputado no dia 28 de outubro. Tudo pode acontecer.


Os sem tempo


Os candidatos a cargos eletivos que têm tempo insignificante no horário eleitoral gratuito no rádio e na tv estão convidando os eleitores para ver as suas propostas nas redes sociais.


Caravana de 10 dias


Nesta segunda-feira, 03, o coronel Rocha, candidato a deputado federal, inicia uma caravana de 10 dias pelo interior do Estado. Fará panfletagem de município em município e só voltará a Aracaju quando cumprir essa missão. Nos 10 dias, ele estará ao lado do major Ildemário, candidato a suplente de senador. Rocha abriu mão dos Fundos Partidário e Eleitoral e está recebendo doações legais, fiscalizadas pelo TSE.


Corte de gastos


Belivaldo indica no Programa de Governo que vai passar o 'pente fino' nas despesas, revendo uma a uma para economizar recursos que serão transferidos para educação, saúde e segurança.


Frentes Solidárias


E tem propostas de impacto quase imediatos sobre a geração de emprego, como a criação de Frentes Solidárias de Trabalho, dando ocupação para que pessoas hoje desempregadas prestem serviços para a população, cuidar de áreas públicas, capinação de escolas, cuidados com idosos entre outras ocupações


Redução do ICMS


Outra proposta inovadora é a redução do ICMS de bens consumidos pelas famílias mais pobres, aumentando o poder de compra das famílias e estimulando a geração de emprego no comércio
.


Isso vai dar certo?


A Comissão Estadual da Verdade (CEV) pediu ao prefeito Edvaldo Nogueira a identificação de pontos de Aracaju que possam ser expostos para a coletividade como áreas ligadas a algum evento do período do regime militar. Deseja marcar locais onde ocorreram prisões, a exemplo do 28 BC, unidade militar do Exército em Sergipe, tenha uma placa anunciando que alí vários cidadãos sergipanos foram presos e torturados.


Dá para acabar


280 mil sergipanos, com 15 anos ou mais, conforme dados da
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) , são analfabetas. Isso corresponde a pouco mais de 14%.


Acorda, candidato!


Candidato que dorme a onda leva e o destino, com certeza, não será o sucesso nas urnas. Vale lembrar que R$ 5h30 tem gente nos pontos de ônibus indo trabalhar e os mercados já estão abertos e à todo vapor.


Muro do aeroporto


O muro que circunda a área do Aeroporto de Aracaju está em condição muito precária. Especialmente na avenida Heráclito Rollemberg, onde um pequeno conserto foi iniciado. Mas isso é muito pouco diante de sua situação em toda essa avenida: está inclinado para dentro e a qualquer hora pode desabar. Da mesma forma, a parte do muro antes do qual os aviões decolam também está péssimas condições. Por onde andam os dirigentes da INFRAERO em Sergipe? A impressão que se tem é de abandono.


Espécie em extinção 1


Os carroceiros de Aracaju são uma espécie em extinção. Projeto de lei da vereadora Kitty Lima prevê o seu desaparecimento das ruas da capital em quatro anos. De que vão viver esses homens de pouca ou nenhuma educação? Obterão empregos como funcionários dos vereadores da Câmara Municipal? Ou da Prefeitura de Aracaju? Receberão treinamento profissional novo ou alguma forma de reciclagem? O que farão com suas carroças e cavalos? Serão obrigados a desfazer-se desses bens? Quem os indenizará? Como alimentarão suas famílias?


Espécie em extinção 2


A vereadora Kitty Lima tem mesmo sensibilidade para cuidar dos direitos dos animais. Onde está a sua sensibilidade para cuidar dos direitos humanos? Tudo isso em nome da mobilidade urbana. Por que ela não trata dos esgotos a céu aberto das avenidas de Aracaju? Por que não dá atenção ao modo cruel dados aos animais abatidos nos matadouros? Por que não cuida da poluição industrial e residencial dos rios que cortam Aracaju? As preocupações de seu guru Peter Singer são para coisas mais relevantes e não para desempregar pessoas e gerar mais pobreza.


Filantropia eleitoral


O tempo passa, mas tem coisa que não muda. Candidato a governador "todo certinho" foi visto levando um grupo de pessoas a clínica no bairro Siqueira Campos. Lá chegando, cumprimentou a todos os pacientes e foi em busca do diretor da clínica aos cuidados de quem deixou o seu grupo. Fazia filantropia eleitoral.


Xenofobia pura


Os venezuelanos não virão para Sergipe. Aparentemente, os estados escolhidos para recebê-los são aqueles cujas economias estão em melhores condições que a nossa. Mesmo assim, grupos xenófobos sergipanos estão fazendo "barulho" nas redes sociais.

Deixe um comentário

Seu nome (Necessário)
Seu E-mail (Necessário - Não será exibido)
Seu comentário
Código da imagem:

Enquete


Categorias

Arquivos