Semana Nacional de Prevenção: Huse registra mais de 1600 atendimentos a pacientes com câncer de boca

08/11/2018 17:56:44 por Redação em Variedades
Gerenciado pela SES, o Hospital de Urgência de Sergipe já realizou 1680 atendimentos de pacientes com câncer de boca, número considerado significativo em comparação à média nacional prevista

Desde esta segunda- feira, 5, começou a Semana Nacional de Prevenção ao Câncer Bucal. Em Sergipe, somente de janeiro a setembro de 2018, o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), já realizou 1680 atendimentos de pacientes com câncer de boca, número considerado significativo em comparação à média nacional prevista. De acordo com estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), que considera o câncer de boca um problema de saúde pública, são esperados, em 2018, 14.700 novos casos e, destes, 11.200 em homens e 3.500 em mulheres.

Segundo a referência técnica da Odontologia da Oncologia do Huse, Dra. Elaci Maria Alcântara Machado, o serviço de Odontologia da Oncologia do HUSE, presente na equipe multiprofissional da Oncologia, é composto por cinco profissionais, cirurgiões-dentistas, capacitados para atender os pacientes oncológicos. “São responsáveis pelo diagnóstico dos cânceres de boca e preparo da boca de todos os pacientes oncológicos que serão submetidos à quimioterapia como também dos que serão submetidos à radioterapia de cabeça e pescoço e os que estão internados na oncologia” informa Dra. Elaci.

O serviço de Odontologia da Oncologia do Huse, de acordo com a cirurgiã-dentista, realiza, também, restaurações, exodontias, profilaxias, raspagem e procedimentos básicos em apoio aos oncologistas e, ainda, acompanhamento dos pacientes com mucosite oral proveniente da quimioterapia e radioterapia de cabeça e pescoço, inclusive com a aplicação de laser de baixa potência, terapia essa bastante utilizada em centros oncológicos de todo o país.

Para mais detalhes sobre o cãncer de boca, clique aqui.

Fonte: Agência Sergipe de Notícias
Foto: Reprodução/ASN

Deixe um comentário

Seu nome (Necessário)
Seu E-mail (Necessário - Não será exibido)
Seu comentário
Código da imagem:

Enquete


Categorias

Arquivos