Coluna Primeira Mão

 

Mesa indefinida

 

 

O encaminhamento das discussões sobre a futura mesa diretora da Assembleia Legislativa vem evoluindo, mas, essa decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o atual presidente, deputado Luciano Bispo (MDB), pode retardar um pouco o processo, que somente será definido no início de fevereiro de 2019. O TSE determinou o impedimento de Bispo para assumir o novo mandato parlamentar. A decisão cabe recurso.

 

 

Saúde!!!!

 

 

A senadora Maria do Carmo Nascimento Alves (DEM) não pensa em disputar outro mandato em 2022. Ela quer deixar a vida pública para cuidar de si e do marido, o ex-governador João Alves.

 

 

Apenas curiosidade

 

 

Ainda que isso contrarie os eleitos, principalmente da esfera do Executivo, em Sergipe, termina uma eleição e todo mundo começa a pensar a próxima. Ainda que seja cedo demais, como dizem os candidatos, todos querem saber e comentam: Quais serão os prováveis candidatos? Quais grupos estarão juntos (coligados)? Quais têm mais chances de vitória? É esse o assunto na ordem do dia, embora exista a curiosidade em torno dos nomes que comporão as equipes de governo.

 

 

Quer poder

 

O PSL de Sergipe pretende disputar as prefeituras de Lagarto, Estância, Propriá, Tobias Barreto, Carmópolis, Aracaju, Socorro, Canindé, Aquidabã, Itabaiana e Carira. Os animados militantes dizem que vencerão as disputas em todos esses municípios.

 

 

Aumento de gastos

 

 

O aumento salarial de 16 % para os membros do STF e da PGR tem causado muita dor de cabeça ao governador Belivaldo Chagas e a sua equipe econômica. De onde extrair dinheiro para pagar essa nova conta a partir de janeiro de 2019, considerando que já tinham problemas para ter em dia os salários dos servidores públicos do Executivo? O repique do reajuste do Supremo chegará ao Estado e sem aumento de receita, tudo fica muito mais difícil.

 

 

Desocupação

 

 

Os efeitos da crise econômica brasileira são muito sentidos em Sergipe. A taxa de desocupação no Estado foi de 17,5% no terceiro trimestre de 2018. Apenas o Amapá (18,3%) teve desempenho pior entre as 27 unidades da federação. As menores taxas foram observadas em Santa Catarina (6,2%), Mato Grosso (6,7%) e Mato Grosso do Sul (7,2%). Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-C) e foram divulgados hoje pelo IBGE.

 

 

Boa visibilidade

 

 

Está em curso o processo eleitoral para a definição da direção da OAB de Sergipe. Concorrem três chapas. A primeira é a da situação. Ela tem como cabeça o atual presidente (José Inácio Kraus). As outras duas são de oposição. Pleiteiam a direção da instituição dos advogados sergipanos o ex-presidente da OAB Carlos Augusto Monteiro e o novato conselheiro federal Arnaldo Machado. O clima é de muita mobilização, de muitas visitas e muitos telefonemas. A presidência da OAB dá muita visibilidade (muitas entrevistas e aparição nos meios de comunicação) e prestígio profissional.

 

 

É bom aguardar

 

 

O suicídio do presidente do sindicato dos agentes penitenciários tem chamado a atenção. Para certos membros dessa categoria, as causas poderiam ser buscadas nos problemas de relacionamento amoroso que teria tido. Para outros, o triste acontecimento teria a ver com as denúncias que vinha fazendo há algum tempo. Em casos como esse, a prudência recomenda aguardar a conclusão das investigações.


Férias coletivas


As férias coletivas docentes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) terão a duração máxima de 15 (quinze) dias. O período de férias será estabelecido através de portaria do reitor, com início na primeira semana do mês de janeiro. A decisão foi aprovada pelo Conselho Universitário, que é presidido pelo reitor da instituição de ensino, Angelo Roberto Antoniolli.

 

 

Preocupações

 

 

Os balões de ensaios sobre as propostas de reformas do presidente eleito Bolsonaro têm deixado muita gente preocupada e as secções de Recursos Humanos das repartições nunca foram tão procuradas quanto atualmente.

 

 

Bem melhor

 

Aracaju não é uma cidade suja. Mas poderia ser bem mais limpa, isso se a população não jogasse lixo nas ruas e terrenos baldios e se a coleta nesse tipo de situação fosse mais rápida.

Deixe um comentário

Seu nome (Necessário)
Seu E-mail (Necessário - Não será exibido)
Seu comentário
Código da imagem:

Enquete


Categorias

Arquivos