Coluna Primeira Mão

Vidas secas

 

 

Os 21 municípios de Sergipe que se encontram situação de emergência por causa da seca são: Carira, Tobias Barreto, Poço Redondo, Gararu, Monte Alegre de Sergipe, Canindé de São Francisco, Frei Paulo, Ribeirópolis, Nossa Senhora de Lourdes, Itabi, Simão Dias, Poço Verde, Pinhão, Nossa Senhora da Glória, Graccho Cardoso, São Miguel do Aleixo, Feira Nova, Porto da Folha, Moita Bonita, Nossa Senhora Aparecida e Canhoba. Neles, 234 mil pessoas são atingidas no seu dia a dia. A produção de milho deve registrar uma queda de 50%.

 

 

2020

 

 

Todos os partidos trabalham agora candidaturas a vereador para 2020. Somando aqueles que dizem estar de olho em uma cadeira da Câmara de Aracaju, o total já supera um mil. Não se pode esquecer que só há 24 cadeiras no parlamento municipal.

 

 

Fábio Henrique na Câmara

 

 

O deputado federal eleito Fábio Henrique (PDT) definiu como as suas prioridades no parlamento, a partir de 2019, as seguintes causas:

“1. Segurança pública - Entendo que é um dos grandes temas a serem debatidos, o Brasil precisa avança na segurança, foi pilar da campanha do presidente Bolsonaro. Eu sou um policial rodoviário federal, portanto integrante do sistema nacional de segurança.

2. Defesa dos direitos trabalhistas - Tenho formação trabalhista no PDT, atuarei firme na defesa dos direitos dos trabalhadores, a exemplo da revogação da reforma trabalhista e atuação contrária às reformas que tirem direitos dos trabalhadores.

3. Turismo - Por ser um grande gerador de emprego e renda, fundamental para a recuperação econômica do Estado. Fui secretário de Turismo e pude conhecer um pouco a importância desse segmento.

4. Defesa dos municípios - Fui prefeito e sei o quanto os municípios sofrem com a concentração do poder e do dinheiro no Governo Federal. Fortalecer os municípios e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população.

5. Saúde e educacão - Lutar para melhorar o atendimento na saúde básica e por escolas em tempo integral, ideia defendida pelo meu partido, desde a era Brizola”.

 

 

Cidade inteligente

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, achou um discurso para chamar de seu: só fala em cidade inteligente. As ideias trazidas dos EUA e agora da Espanha são boas, mas a implementação custa o dinheiro do contribuinte aracajuano. Não se sabe que lugar ocupa, na sua lista de prioridades, dar um pouco de dignidade aos moradores das favelas da capital (como a do Pantanal, por exemplo).

 

 

Outros casos de abate

 

 

Nem todas as cidades sergipanas têm matadouros. Mas o Ministério Público Estadual deve passar o pente fino em todos os municípios em que o abate de gado é praticado. É possível que o esquema usado por prefeito em matadouro também ocorra com as feiras interioranas.

 

 

Todos de olho

 

 

Não existe mesmo espaço vazio na política. Pois é. Assim que o deputado reeleito Luciano Bispo saiu do páreo pela Justiça começou uma grande movimentação de políticos, direta ou indiretamente, fazendo saber a todos que querem a cadeira na Assembleia Legislativa. Nomes que foram descartados para permitir a continuidade de Luciano Bispo voltaram à baila. Veremos o que acontecerá com a vindoura diplomação dos eleitos. Vale lembrar que Luciano recorreu da cassação e, dizem advogados, tem direito bom.

 

 

Livre pensar e expressar

 

 

O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, jogou limpo com a democracia e com o povo ao expor que lá, em seu município,  a liberdade de expressão deve vigorar, inclusive em sala de aula. Saiu dessa onda de escola com ou sem partido e entrou forte na defesa do direito cidadão. Que cada um fale aquilo que desejar.

 

 

Bem cotada

 

 

Em diversos espaços de Aracaju não é incomum ouvir-se que a delegada Daniela Garcia deve ser candidata à Prefeitura de Aracaju em 2022. Alguns políticos tarimbados afirmam que ela pode ser a grande surpresa nas próximas eleições municipais. Caçadores de políticos corruptos estão em alta no momento, mas esse não é bem o caso da equipe que hoje administra Aracaju.

 

 

Saúde vai bem


Não se sabe se o atual secretário de Estado da Saúde, Valberto Lima, sai ou fica na pasta no novo mandato de Belivaldo Chagas. Os comentários são que a SES vive um momento de calmaria. Há uma raiva ali outra acolá de pessoas que garantem ser vítimas de perseguições. Mas isso é coisa de outras gestões.

 

 

Crise na CUT

 

 

Segundo revista semanal de alcance nacional, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) está em péssima condição financeira, pois sua renda teria caído de pouco mais de R$ 50 milhões para pouco menos de R$ 2 milhões. Se essa informação for correta, o mesmo deve estar acontecendo com a seção sergipana da CUT. A conferir.

 

 

Notícia boa

 

 

É boa a informação de que a Fafen não será fechada, mas arrendada. Ainda assim, ficam duas perguntas: a primeira, quais os termos desse possível arrendamento? Segunda: haverá ou não demissões de trabalhadores sergipanos?

 

 

Informações sonegadas

 

 

Vereadores têm reclamado que prefeitos sonegam informações importantes para o exercício de seus mandatos. Isso não deveria ser um problema, nem para eles, nem para ninguém, pois está em vigor a Lei do Acesso à Informação. De acordo com essa lei, exceções à parte, quando informações são negadas basta recorrer à Justiça. O mesmo vale para jornalistas de todas as mídias.

 

 

Os nordestinos

 

 

O futuro chefe da Segurança Institucional, o general Augusto Heleno, fez uma ofensa à classe política do Nordeste. Segundo ele, o Nordeste é o grande centro de roubalheira do país. É importante saber o que os políticos sergipanos, como nordestinos, têm a dizer sobre essa afirmação preconceituosa. Os nordestinos são muito atingidos por críticas de segmentos variados e ninguém, inclusive os políticos da região, defende-os. Sei não...

 

 

O povo em festa

 

 

Parece que os sergipanos deram fim às suas economias na “Black Friday”. Quem tinha dinheiro guardado na poupança, guarda-roupa, travesseiro, debaixo da cama ou enterrado no fundo do quintal, como uma espécie de “botija”, está gastando desde a noite da quinta-feira passada. As lojas e supermercados de Aracaju estão superlotados. Mas é bom conferir se os preços são mesmo promocionais.

Deixe um comentário

Seu nome (Necessário)
Seu E-mail (Necessário - Não será exibido)
Seu comentário
Código da imagem:

Enquete


Categorias

Arquivos