Coluna Primeira Mão

Disputa no TCE: Flávio x Clóvis



Pode estar vindo por aí nova crise no Tribunal de Contas. O seguinte: o conselheiro Flávio Conceição foi aposentado da instituição por decisão administrativa da corte de contas. Agora tribunal superior diz que tudo o que foi feito estava ilegal. Flávio Conceição diz que quer voltar a ser conselheiro. Aconteceu que seu posto foi ocupado por Clóvis Barbosa, indicação do ex-governador Marcelo Déda. Houve momento no passado em que Flávio Conceição e Clóvis Barbosa ocuparam a mesma vaga. Ou seja, tinha alguém a mais no TCE. Agora pode acontecer o mesmo. Felizmente tem conselheiro se aposentando, tornando assim menos difícil encontrar solução para o problema.



Concurso público

 

O presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo, vai entrar para a história como o primeiro presidente do Poder Legislativo que realizou concurso público para a instituição. Mas tem demorado demais para convocar os aprovados. Por conta disso, juiz estadual determinou o corte de 50% de comissionados da Assembleia. O MPE deveria voltar a sua atenção para os casos de prefeituras que não têm nenhum servidor municipal concursado. Isso é mesmo a cara do atraso.

 

PT dividido?

 

Parece correta a informação de que o PT está dividido em relação a aliança política para  2020, quando entrará em discussão a disputa da Prefeitura de Aracaju. Tem um segmento defendendo o apoio ao petista Marcio Macedo, outro que prefere manter a coligação com Edvaldo Nogueira e ainda aqueles que falam de vez em quando em uma reaproximação com o PSB de Valadares Filho ou em lançar o nome do deputado estadual petista Iran Barbosa. Mas em 2020 todos estarão juntos em apenas um blocão.

 

Um bom trabalho

 

Digno de elogios o trabalho realizado pelo TCE-SE que, através de seu presidente, Ulices Andrade, entregou ao governo do Estado um listão com quase 500 nomes de servidores com três ou mais vínculos com o Estado e com prefeituras de Sergipe. Estarrecedor! As autoridades que cuidam desses casos necessitam com presteza e exigir a devolução do dinheiro dos contribuintes sergipanos. Alguns nomes já são conhecimento público.

 

Posição equilibrada


O senador Rogério Carvalho, equilibrado como sempre, não decepcionou ao pedir o arquivamento de uma CPI da Lava Toga no Senado. Num tempo em que o país passa por tantos problemas institucionais, abrir uma frente de conflito com a magistratura é como jogar gasolina numa fogueira e intimidar os juízes brasileiros. Quem quer o caos institucional no Brasil?


Vida de apçosentado
 

É um tanto descabida a informação de que o ex-governador Jackson Barreto tenha interesse em disponibilizar seu nome para ser candidato a prefeito ou vice de Aracaju em 2020. Mas parece ter um fundo de verdade quando o tema é seu desejo em ser senador da República. Ainda assim, segundo pessoas próximas dele, JB só pensa mesmo é em curtir a aposentadoria.

 

Aperreio

 

O economista Ricardo Lacerda comentou: 2019 vai ser um ano difícil para o Brasil. Imagine para Sergipe. Muitos empresários avaliam que 2020 também não será nada bom.

 

Agora vai

 

O prefeito Edvaldo Nogueira acompanhou, na manhã desta quinta-feira, 11, a obra de recuperação da avenida Beira Mar, zona Sul da capital sergipana. O gestor municipal foi conferir de perto o andamento dos trabalhos quando pôde constatar a execução dos serviços e o cumprimento do cronograma estabelecido pela empresa contratada, contrariando o que foi noticiado nos últimos dias.  Parece que agora vai.

 

É preciso explicar


Deputados federais e senadores fariam um bom trabalho se convidassem seus eleitores, nos diversos pontos de Sergipe, e explicassem na ponta do lápis como ficariam as aposentadorias pela atual proposta do governo. A proposta governamental da reforma da previdência precisa ser mais conhecida da população.


Enfrentando desafios

 

Os cem primeiros dias do atual governo de Belivaldo Chagas foram de muito esforço e de muita movimentação na corrida para resolver os problemas enfrentados pelo Estado. Alguns secretários mais devagar, deveriam seguir o exemplo do chefe. Pode não ter solução para tudo, mas tem que enfrentar os desafios.

 

Professores reclamam

 

O calor é intenso nas salas de aula das redes públicas estadual e municipais em todo o Sergipe. Em sala de aula o que mais se vê são professores/as e alunos/as suados/as. É barra pesada.

 

Identidade nacional

 

A partir do segundo semestre de 2019 entrará em vigor a Carteira Nacional de Identidade (CNI), uma providência que levou muito tempo em discussão no Congresso. Com esse documento, os órgãos de segurança estaduais e federais poderão agir mais rapidamente no combate à criminalidade em todo o território nacional.

 

Patinetes elétricos

 

Brasil agora, vê-se a preocupação de municípios com a regulamentação do uso de patinetes como meio de transporte nos espaços urbanos. Por que não encaminhar isso no cajueiro dos papagaios?

 

Tobias Barreto 1

 

Há uma espécie de farra das diárias em Tobias Barreto. A população Tobiense tem se manifestado revoltada com os altos valores recebidos por vereadores da situação e oposição, além de seus assessores da câmara municipal. Os vereadores têm um bom salário, algo em torno de R$ 10 mil, e contam ainda com diárias para participar de congressos que ultrapassam os R$ 2 mil, dinheiro meu, seu, nosso que poderia ser economizado para o bem da municipalidade .

 

Tobias Barreto 2

 

Nas ruas da cidade e nas redes sociais, os eleitores cobram providências dos órgãos fiscalizadores como o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado e dizem que vão dar o troco nas urnas em 2020. A farra das diárias na câmara de Tobias Barreto começou na gestão do ex-presidente Luiz Carlos dos Santos (Careca) que comandou a casa no biênio 2017/2018 e segue agora na presidência do vereador Romildo Rodrigues(Romildo da Fontinha).

 

Itabaianinha

 

O ex-prefeito Zé de Bá, de Itabaianinha, se reuniu com Domingos de Gonzaga, que vinha atuando como seu opositor, vão fumar o cachimbo da paz. Na última eleição municipal, Bá  elegeu a sua sucessora, Mara, e dela está se afastando agora.

 

Ratos de rádio

 

O prefeito de Socorro, padre Inaldo, vive sob bombardeio pela mídia radiofônica. Tem muita gente querendo defenestrá-lo da prefeitura. Os ataques ou são diretos ou feitos por "cidadãos que só querem o bem" para a sua cidade. Esses são os famosos "ratos de rádio".

 

Qual é a opção?

 

"Vocês querem empregos ou direitos?" - perguntou o presidente Bolsonaro aos trabalhadores brasileiros. Até agora direitos têm sido cortados e os empregos não apareceram.  Tudo bem, são só cem dias. Mas se a preocupação do governo fosse mesmo criar empregos, deveria ter começado sua agenda de reformas pela reforma tributária, que destravaria alguns gargalos que impedem a economia brasileira de crescer.

 

Deixe um comentário

Seu nome (Necessário)
Seu E-mail (Necessário - Não será exibido)
Seu comentário
Código da imagem:

Enquete


Categorias

Arquivos