COLUNA PRIMEIRA MÃO - EUGÊNIO NASCIMENTO

Tranquilão
O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, só esquenta a cabeça quando chove muito na capital sergipana, como nos últimos dois dias.

Apenas afastados
Um pra lá e o outro um pouco mais distante. Embora aliados, o governador Belivaldo Chagas (PSD) e o prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B) andam muito afastados um do outro. Mas não há atritos ou racha político.

Marcação eleitoral
As lideranças políticas insistem em dizer que vão pensar 2020 só em 2020, mas mantêm na ordem do dia, agora em 2019, o próximo pleito municipalista. No PT, MDB, PSD, PDT, Psol, PSL, PSC, PSDB e outros “pês” mais só se fala na sucessão do prefeito Edvaldo Nogueira (ainda PCdoB), que agiliza suas obras para que não tomem a sua cadeira. Vale lembrar que as discussões sobre 2020 em 2019 incluem pactos/alianças para 2022.

Convenção do PSD
O Partido Social Democrático (PSD) vai realizar na próxima segunda-feira, 10, a sua convenção estadual. O evento será realizado em sua sede, no Bairro Jardins, das 9h às 12h. O deputado Jeferson Andrade continuará como presidente da agremiação, tendo como vice-presidente o deputado federal Fábio Mitidieri. O governador Belivaldo Chagas será o presidente de honra do partido.

 
Bloco dos desalentados
Segundo o IBGE, desalentado é aquele desempregado que procura trabalho e nada encontra. Cansado, deixa de procurar emprego. Também existem os "desalentados na política", que são aqueles candidatos que perdem eleições e procuram ocupação no meio político e nada conseguem. Desistem da busca e esperam pela nova eleição. Nomes? Não seria correto declinar nomes.

 
Sempre reagem
Nenhum governo gosta de ler números negativos de sua administração serem tornados publicizados nos meios de comunicação. As suas críticas vão para a metodologia, para a desatualização dos dados etc.

 
Esperar para ver
Não é correto pré-julgar o jogador Neymar e torcemos para que ele se recupere e volte a ser o grande jogador que ele era quando estava no Santos e no Barcelona. Esperamos que ele amadureça fora e dentro do campo de futebol.

 
Bagunça no trânsito
Autoridades do Detran sergipano que não querem ser identificadas nos confidenciaram que, se o limite de pontos mudar para 40 ou 60, motoristas irresponsáveis poderão "pintar o sete" até ter sua CNH bloqueada. De quem partiu essa ideia? Os problemas do trânsito brasileiro só vão piorar.

 
Espíritas no cinema
Aracaju tem um número significativo de seguidores do espiritismo, a religião criada por Alan Kardec, especialmente na classe média. O filme sobre a sua vida tem tido boa procura nos cinemas de Aracaju. É um filme brasileiro, com atores brasileiros, que se passa na metade do Século XIX em Paris, França.

 
Tomaram juízo
As brigas entre os seguidores de Olavo de Carvalho (os Bolsonaros etc.) e a bancada militar do ministério do presidente arrefeceram. Ou militares deram um cala-boca em toda a turma ou os radicais do presidente, ele incluído, tomaram juízo. O que vemos no sexto mês desse governo é muita conversa e polêmica e pouco trabalho.

 
Gás mais barato
No caso do gás de cozinha, o governador Belivaldo Chagas chegou mesmo pra resolver! O que fez ele? Mandou reduzir a base de cálculo do ICMS e o botijão de gás ficará custando só um pouco acima de R$ 60.

 
Apenas isso
O pequeno território de Sergipe tem 13% coberto por vegetação. É muito pouco! Essa é uma informação muito importante para os tomadores de decisão do setor público estadual. Existe algo que pode ser feito? Replantio? Importação de plantas de resistem bem ao clima semiárido? O número de cisternas construídas pelo poder público no solo sergipano também precisa ser aumentado.

 
Baixo desempenho
O Governo Federal declarou que pretende desengavetar projeto de lei da senadora Maria do Carmo Alves que prevê a demissão de funcionário público com baixo desempenho profissional. Enquanto senadora, a empresária sergipana tem uma baixíssima performance como representante política.

 
Chuvas atrapalham
Perguntar ofende? Em estação de chuvas, os administradores planejam a realização de suas obras consultando os meteorologistas sobre como estará o tempo? Ou fazem as obras de qualquer jeito? Isso pode significar fazer duas vezes se as chuvas caírem como nesse fim de semana?

 
Lama ou poeira
Têm razão os moradores da Avenida Euclides Figueiredo. Lá não tem meio-termo: ou é lama ou é poeira. Só que agora é muita lama. A prefeitura começou obras por lá, abriu crateras, vieram as chuvas e está "parecendo" a lama de Brumadinho, só que não tóxica.

 
É preciso agir
Os meios de comunicação sergipanos precisam dizer claramente quais as causas de tantas mulheres mortas por seus amantes, maridos e namorados. O machismo é o principal problema. As mulheres têm mais escolaridade, trabalham e sabem que não são propriedades de ninguém. Os machões sergipanos não suportam isso e tiram suas vidas quando elas decidem fazer a fila andar. As delegacias da mulher não precisam ficar esperando que mortes aconteçam.

 
Festas juninas
As festas de São João são as mais bonitas do Nordeste. Quando a região foi se urbanizando, as festas seguiram a mesma tendência: tornaram-se festas urbanas. Imitando o Carnaval carioca, hoje essas festas lembram escolas de samba, espetáculos. Apresentam, porém, um problema: as tradicionais fogueiras. Fogueiras no asfalto atrapalham o trânsito e contribuem para o desmatamento. Bombas e busca-pés tornam-se problemas no meio urbano. A culinária junina à base de milho e mandioca permanece uma delícia!
 
 

Deixe um comentário

Seu nome (Necessário)
Seu E-mail (Necessário - Não será exibido)
Seu comentário
Código da imagem:

Enquete


Categorias

Arquivos