Coluna Primeira Mão

 PRB conversa com o PT

 

O PRB que tem como principal liderança no Estado o ex-deputado federal Heleno Silva, está conversando com o PT e deseja apoiar uma possível candidatura de Eliane Aquino, atual vice-governadora do Estado, para a Prefeitura de Aracaju. As conversações têm evoluído muito nos últimos 15 dias e a aliança deverá ser formalizada em vários outros municípios. O PRB, segundo Heleno, não quer papo com o prefeito Edvaldo Nogueira.

 

O que pensa Carlos Britto?

 

O que está pensando o maior jurista sergipano vivo, Carlos Britto, ex-ministro e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal do escândalo atual envolvendo o ex-juiz federal Sérgio Moro e do procurador da Lava-Jato Deltan Dellagnol? Enquanto ele não se pronuncia, seu sobrinho ex-presidente da OAB nacional, o advogado César Britto fez um discurso brilhante na reunião plena do Conselho Federal da OAB em Brasília, em que pediu o afastamento de Sérgio Moro do Ministério da Justiça.

 

Valadares bate na reforma

 

Do ex-senador Antônio Carlos Valadares, principal liderança do P_SB em Sergipe:  O projeto da Reforma da Previdência, não é o que prega o governo. Por que não taxar as grandes fortunas como prevê a nossa Constituição? Quase 30% da renda do Brasil está nas mãos de apenas 1% dos habitantes do país, a maior concentração do tipo no mundo. 

 

Mau exemplo da Guarda Municipal

 

 

A  Guarda Municipal de Aracaju presta bons serviços à sociedade aracajuana. Temos que reconhecer isso. Mas ela precisa de mais treinamento, isso é inegável. Foi preocupante o tratamento dado a cadeirante na semana que passou. Total despreparo! Já temos violência demais nesse país.

 

Homenagens demais

 

No Maranhão, o nome do ex-presidente José Sarney é emprestado para quase tudo. Em Sergipe, era apenas o do ex-governador João Alves Filho. Agora João tem concorrente. Marcelo Déda, também ex-governador, se faz presente em muitas coisas em Sergipe D’el Rei.

 

Questão de Planejamento

 

Quando se fala em planejamento, os antigos economistas lembram logo do velho Conselho de Desenvolvimento de Sergipe (Condese). Os economistas mais jovens., ao invés de busca de empresas estatais, apostam na valorização da educação, o que gera o chamado capital humano, inovação e empreendedorismo. Entendem que o Estado não deve se intrometer demais para não atrapalhar o desenvolvimento.

 

Negociando vôos

 

O governador Belivaldo Chagas está negociando o aumento do número de vôos para Sergipe, isso para ocupar o “rombo” deixado pela Avianca. Tem conversado coma Gol, Azul e TAM. As linhas mais atingidas foram aquelas que ligavam Aracaju a Salvado e a Brasília.

 

Balanço da greve geral

 

 

Independentemente do número de pessoas que não foram trabalhar ou que foram às ruas na sexta-feira passada, o governo federal e os congressistas devem entender a greve geral como manifestações cívicas, recados políticos, sobre o que pensa a população brasileira sobre as reformas tramitando na Câmara e no Senado. É inapropriado entender a greve geral como gesto de animosidade ou hostilidade. A greve motivou a suspensão de aulas para cerca de 230 mil estudantes e fez parar parcialmente o comércio de Aracaju.  A paralisação de 75% do transporte coletivo fez Aracaju ter um dia de trânsito bom.

 

 

Queiroz na Fazenda

 

 

A pasta da Fazenda do governo estadual tem novo secretário. Trata-se do funcionário da Caixa Econômica (CEF) Marco Antônio Queiroz. A coluna deseja boa sorte numa secretaria que tem triturado vários de seus ocupantes. Ali secretário não esquenta cadeira por muito tempo.

 

Patinete elétrico

 

 

A menos que estejamos enganados, a onda do patinete elétrico ainda não chegou a Aracaju. Na capital tem muitos quilômetros de ciclovias, bem que esse meio de transporte e de lazer seria uma boa opção para a mobilidade urbana. Seria preciso fazer uma regulamentação prévia desse meio de transporte, como já fizeram São Paulo e Rio de Janeiro.

 

 

Bom exemplo do Recife

 

 

Quem já visitou a cidade de Recife, em Pernambuco, sabe que lá existem avenidas e ruas que, em vez de asfalto, são pavimentadas com blocos quadrados com concreto armado. De Recife a Caruaru, uma belíssima estrada feita de cimento. Isso também pode ser encontrado em Maceió. O que ocorre quando chuvas fortes ou fracas caem sobre essas avenidas e ruas? Nada! Em Aracaju e no interior os governantes colocam uma camada fina de asfalto para pavimentar ruas, avenidas e estradas. O resultado disso é simples: quando cai qualquer chuva as ruas, avenidas e estradas ficam esburacadas. Nós precisamos de pavimentação à prova de chuva, de sol e de carros pesados. 

 

 

Currículo invejável

 

 

Para as pessoas pouco informadas, o jornalista americano Glenn Greenwald tem um currículo invejável e muita experiência em jornalismo investigativo. Entre outros prêmios, já recebeu o Prêmio Pulitzer de jornalismo, uma honraria equivalente a um Nobel na sua área de trabalho. Ele é casado por parlamentar federal pelo Rio de Janeiro e mora no Brasil.

 

 

Imitando os EUA

 

 

É bom que certa moda americana não conquiste adeptos no Brasil. Pois não é que estudante da universidade privada sergipana ameaçou fazer o que acontece, de vez em quando, em universidades e escolas americanas? Uma chacina de professores, etc. Felizmente nada aconteceu. Um caso típico de imitação que a gente vê nos noticiários de TV. Os dirigentes da instituição acharam melhor, com razão, paralisar as aulas por lá naquele dia.

Enquete


Categorias

Arquivos