Coluna Primeira Mão

Decisão rápida

 

O sergipano naturalizado Orlando Rochadel, orgulho do MPE, agora presidente do Conselho Nacional do Ministério Público, foi muito elogiado assim que colocou na pauta dessa instituição a análise do problema das conversas entre os procuradores de Curitiba e o o ex-juiz federal Sérgio Moro. Com a mesma rapidez que pediu a apuração dos fatos concluiu que nada houve sabendo que vêm por aí mais revelações constrangedoras para as partes envolvidas na Operação Lava Jato. O corporativismo falou mais alto do que a prudência.

 

Divisão petista

 

O PT tem hoje filiados e militantes defendendo candidatura própria à Prefeitura de Aracaju e tem gente apoiando a reeleição de Edvaldo Nogueira. Entre os apoiadores da tese da candidatura própria há um bloco que deseja Eliane Aquino como candidata, outro quer Iran Barbosa, mas há também quem queira Márcio Macedo, Conceição Vieira, Rogério Carvalho e Ana Lúcia, que se aposentou e deseja continuar fazendo política sem cargo.

 

Questão de querer

 

O governador Belivaldo Chagas é a favor da inclusão de estados e municípios na reforma da previdência, embora Sergipe não esteja entre os estados com as piores contas previdenciárias. Mas não poderá contar com o apoio de toda a bancada sergipana na Câmara e no Senado.

 

Esse quer

 

Quem não esconde de ninguém o desejo de disputar o Governo de Sergipe em 2022 é o hoje deputado federal Fábio Mitidieri. Suas bases, no interior, elogiam muito o seu comportamento atencioso com todos.

 

Olho no Senado

 

O governador Belivaldo Chagas, se sair do Governo com uma boa imagem, será um forte candidato ao Senado Federal em 2022. Ele tem dito para amigos que não pensa nisso, mas poderá pensar no momento oportuno.  Hoje ele diz que é candidato a fazer um bom governo para o bem dos sergipanos.

 

Só bondades

 

As redes sociais de Sergipe estão tomadas por possíveis candidatos a prefeito e vereador em 2020. Sonsamente, eles falam as besteiras que podem agradar àqueles que poderão ser seus eleitores em 2020.

 

Fisco em greve

 

A próxima semana será de paralisação dos auditores fiscais do Estado. A categoria argumenta que o governador não tem atendido à reivindicação de melhoria salarial. Segundo defendem, a proposta é dar um jeitinho para aumentar o salário por meio de um "prêmio de incentivo para incremento da arrecadação". Embora o direito de reivindicar melhorias seja aceitável, é difícil convencer servidores administrativos por exemplo, que ganham salário mínimo, de que a premiação é um incentivo para fazer justamente a obrigação enquanto servidores estaduais e já são bem remunerados para tal finalidade. A greve anunciada pelo Sindifisco inicia segunda e deve terminar no dia 5.

 

 

 Reação: Salários de auditores congelados

 

Paulo Pedroza, dirigente do Sinfisco, nos enviou as seguintes informações:

“Os Auditores Fiscais encontram-se há seis anos com os salários congelados. Com perda salarial acumulada de 40% .

Como alternativa a essa situação iniciamos ainda em 2017 tratativas com o governo e conseguimos elaborar uma proposta de concenso com a gestão da Sefaz. O Prêmio de Desempenho Fiscal visa estimular ainda mais o empenho dos auditores na execução de suas atividades e está condicionado ao crescimento real da arrecadação, ele só ocorrerá quando a arrecadação ultrapassar os índices da inflação.

Isso não gera um aumento da despesa com salários de forma aleatória.

A maioria dos estados do país dispõe de instrumento similar.

Destacamos que essa proposta foi construída com muito critério e muito debate entre o sindicato e a direção da Sefaz.

Essa proposta foi encaminhada ao Exmo. Senhor Governador desde o mês de abril. Infelizmente depois de prazos estabelecidos e não cumpridos a categoria de forma unânime decidiu por paralisar suas atividades por cinco dias em protesto a atitude do governo.

O Fisco Estadual entende a dimensão do problema que é a gestão pública estadual, mas não podemos ficar passivos frente a enorme perda salarial que atinge a categoria.

O SINDIFISCO-Se sempre contribuiu na busca de soluções para o melhor funcionamento da máquina pública.

Esperamos o quanto antes a realização de audiência com o senhor governador para a resolução do impasse”.

 

Democracia em vertigem

 

No país dividido que se tornou o Brasil, tudo agora é "presta" e "não presta". Assim é em relação ao documentário de Petra Costa "Democracia em vertigem". A película tem um lado intimista porque fala da família da diretora (uns de esquerda e outros de direita) e outro porque ela tenta colocar objetividade na sua narrativa na política brasileira dos três últimos presidentes e termina com a chegada de Jair ao poder neste ano. O documentário bate na esquerda e na direita. As imagens e os fatos por elas trazidos ajudam a reavivar nossa memória sobre a política brasileira recente.

 

Coca no ar

 

Longe do clima reinante nas redes sociais, temos que dizer que a notícia do transporte de cocaína em avião da comitiva presidencial, feito por sargento da Aeronáutica, é preocupante. Todos nós sabemos que polícias militares e civis de alguns estados têm sido contaminadas pelos tentáculos do tráfico de drogas ilícitas. Esse caso foi notícia em todos grandes jornais do mundo e precisa ser bem esclarecido. E com rapidez!

 

Dez amputações

 

Tradição e modernidade nas festas juninas não estão combinando bem. Sem perder nossa tradição, nossas festas precisam ser protegidas. Todos os anos acontecem os mesmos festivais de queimados, somados aos problemas que Sergipe tem em relação aos hospitais superlotados. Até agora já ocorreram dez amputações! É preciso encontrar medidas para proteger a nossa população sem deixar de festejar e de retirar a alegria da mais bela festa brasileira!

 

Jacarezinho esperto

 

Depois de tanta dificuldade para capturar um jacarezinho localizado no lago da Orla de Aracaju, alguns gaiatos já começam a dizer que o jacaré talvez seja um "submarino", enquanto outros dizem que é "o monstro do lago Ness". Ainda bem que já conseguíram pegar o animal e tirar logo as placas anunciando a presença de “animal feroz” na região dos lagos da orla da praia de Atalaia.

 

Brasil sem Neymar

 

A seleção brasileira de futebol joga melhor sem Neymar! O time é mais leve, ocorrem mais passes de primeira, todos correm e distribuem a quem está mais bem posicionado. É muito mais agradável de ver o Brasil jogar. O problema está na finalização. Ainda sobre a seleção, não faz o menor sentido essa campanha sem trégua de Mílton Neves para derrubar Tite do comando do time. 

 

Poder demais

 

O projeto contra abusos de juízes e promotores é um assunto delicado. O problema já começa ao levantar o assunto. Quem quer se indispor com juízes e promotores? Por enquanto, o projeto foi aprovado no Senado. Embora sejamos contra essa medida, temos que admitir que existem casos de excessos dessas duas categorias, que se tornaram poderosas demais nos últimos tempos.

 

Comparações

 

Comparações têm sido feitas entre o desempenho dos senadores sergipanos Rogério Carvalho e Alessandro Vieira. Nós diremos que são dois bons senadores e que Rogério Carvalho não recebe tanta cobertura da mídia porque está na oposição.

 

Lamentável 

 

A professora da UFS Daniela Esparza decidiu fazer trabalho humanitário em Angola, na África, mas esqueceu de um cuidado elementar para quem vive nos trópicos: tomar vacinas. Se dentro do Brasil muitas vezes precisamos tomar vacinas ao viajar de uma região a outra, imagine só fazer isso em país de poucos recursos em outro continente. Pois bem, contraiu malária e não está mais entre nós. Uma bela e triste história.

Comentários (1)

Márcio Monteiro em 29/06/2019 às 21:05h
Os auditores ganham o maior salário do Estado e têm 20% sobre multas. Agora querem bônus? O Governo deveria chamar a categoria o propor trocar os 20% sobre a arrecadação de multas, que para mim configura econflito de interesse e viola o princípio da moralidade administrativa, por um bônus, como querem. Afinal, um dia essa vergonha do FINATE vai ter que acabar.

Deixe um comentário

Seu nome (Necessário)
Seu E-mail (Necessário - Não será exibido)
Seu comentário
Código da imagem:

Enquete


Categorias

Arquivos