02/08/2011 19:28:11 por Eugênio Nascimento em Variedades

SMS recolhe mais de 31 mil pneus em Aracaju

O Programa Municipal de Combate à Dengue através da parceria da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), recolheu das ruas de Aracaju 31.920 mil pneus, somente nos 7 primeiros meses de 2011, onde foi registrado aumento de 14,5%, na coleta de pneus, em relação ao mesmo período de 2010.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue, Taíse Cavalcante, o aumento na coleta serve de alerta para a população. "A equipe do Programa não sofreu alteração. Continua sendo a mesma do ano passado. O que está acontecendo é o aumento de pneus jogados nas ruas da Cidade. O pneu é um dos principais locais de proliferação do Aedes aegypt, por ser quente, escuro, acumula água e está em desuso, que são condições ideais para o desenvolvimento da larva", afirma a coordenadora.

"A conscientização da população em relação a esse manejo é importante no controle da dengue e auxilia também a população na preservação ambiental, promovendo qualidade de vida", ressalta Silvio Santos, secretário Municipal da Saúde.   

Os pneus são levados para o Ecoponto, que fica situado no bairro Santa Maria, onde os são armazenados da forma correta até serem enviados para a reciclagem. A Prefeitura Municipal de Aracaju criou, em dezembro de 2007, o programa de coleta, armazenamento e repasse dos pneus em desuso para empresas de reciclagem, conforme a resolução número 258/99 do Conselho Nacional do Meio Ambiente.

O caminhão da SMS passa semanalmente pelos bairros da cidade. Essa coleta é feita em pontos cadastrados, a exemplo de borracharias, postos de gasolina e ferro velho. Para cadastrar um ponto coletor de pneus, a população pode ligar para o Centro de Controle de Zoonoses, no telefone (79) 3179-3565 ou para a Central de Atendimento ao Cidadão da Emsurb, através do telefone 0800-284-1300. (Da assessoria)

Deixe um comentário

Seu nome (Necessário)
Seu E-mail (Necessário - Não será exibido)
Seu comentário
Código da imagem:

Enquete


Categorias

Arquivos