Senador Rogério Carvalho protesta junto às Mulheres Indígenas contra o governo Bolsonaro

13/08/2019 17:33:12 por Redação em Política
Motivo do protesto é que o governo Bolsonaro tem um histórico de declarações e medidas contra indígenas

A capital federal foi ocupada na manhã desta terça-feira (13) por mulheres indígenas de pelo menos seis estados do país. Cento e dez povos indígenas estavam ali representados. As bancadas do PT no Senado e na Câmara participaram do ato em defesa dos territórios e dos direitos indígenas. O motivo do protesto é que o governo Bolsonaro tem um histórico de declarações e medidas contra indígenas. Primeiro, foi a tentativa de transferir a Funai (Fundação Nacional do Índio) para o Ministério da Agricultura. Depois, os impasses diante das demarcações de terras, a questão da mineração em terras indígenas e o assassinato do cacique no Amapá. A reivindicação neste ato é para que os povos indígenas sejam ouvidos antes de qualquer alteração no modelo de assistência.

O Senador Rogério Carvalho (PT/SE) que tem em sua trajetória a defesa das políticas do SUS, não concorda com a municipalização da saúde indígena. “ Esta imposição do Governo Bolsonaro vai aumentar a vulnerabilidade das populações indígenas. Hoje os atendimentos médicos feitos a eles são mantidos com recursos da União. O receio é que a municipalização desmantele a assistência. ”

A Constituição Federal assegura aos povos indígenas o direito a viverem de acordo com suas culturas, costumes, crenças, e  organizações sociais. A legislação atribui à União a responsabilidade pela execução das políticas a serem desenvolvidas junto aos povos e comunidades indígenas.

Fonte e foto: Ascom/Senador Rogério Carvalho

Deixe um comentário

Seu nome (Necessário)
Seu E-mail (Necessário - Não será exibido)
Seu comentário
Código da imagem:

Enquete


Categorias

Arquivos