Valadares Filho - PL aumenta chances de jovens terem o primeiro emprego

25/08/2011 07:05:58 por Eugênio Nascimento em Economia


Projeto de Lei de autoria do deputado sergipano Valadares Filho (PSB), propõe que, ao menos 30% dos trabalhadores que serão contratados para atuarem nos preparativos da Copa das Confederações em 2013, da Copa do Mundo de 2014, e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, devem ser destinadas aos jovens entre 18 e 29 anos.

Para o deputado Valadares Filho, é necessário que se criem mecanismos legais a fim de assegurar mercado de trabalho para os jovens brasileiros. “Não há dúvida de que o maior problema enfrentado pelos jovens é o acesso ao primeiro emprego”, afirma o deputado.

A adoção de uma reserva para contração de jovens entre 18 e 29 anos vem sendo estudada por uma comissão do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicada (IPEA) já faz algum tempo. Enquanto a taxa de desemprego vem caindo, pesquisas do mesmo Instituto apontam que, nos grupos menos favorecidos, isso não ocorre para os jovens. Para estes, essa taxa tem-se mantido em patamares equivalentes ao dobro das taxas encontradas entre a população adulta.

Valadares Filho entende que esses dados já são suficientes para justificar a apresentação da proposição. “Sabemos que já existem outras políticas nesse sentido, mas ainda não se revelaram suficientes para garantir ao jovem brasileiro o acesso ao mercado de trabalho”, afirma.

Valadares Filho é membro da Comissão de Turismo e Desporto e defensor do esporte como meio de inclusão social dos jovens. Ele entende que o legado que os megaeventos esportivos deixarão para o País deve ir além das obras de engenharia em estádios e aeroportos. “Essas obras têm sua importância, mas a ideia é aproveitar a realização desses eventos para proporcionar a inclusão social de nossos jovens”.  

A proposição se insere no contexto do Regime Diferenciado de Contratações, recentemente aprovado pelo Congresso Nacional. A ideia é que, diante das concessões do poder público – por causa da urgência das obras – sejam oferecidas contrapartidas por parte dos contratados para as diversas obras e eventos das competições esportivas. “Entre essas contrapartidas propomos que 30% das contratações sejam destinadas aos jovens entre 18 e 29 anos”, declara o parlamentar.(Da assessoria)

 

Deixe um comentário

Seu nome (Necessário)
Seu E-mail (Necessário - Não será exibido)
Seu comentário
Código da imagem:

Enquete


Categorias

Arquivos