ARACAJU - Bares da praia de Aruana e da avenida José Sarney serão regularizados

31/08/2011 14:06:29 por Eugênio Nascimento em Variedades

O Secretário de Turismo de Sergipe, Elber Batalha Filho, esteve reunido com representantes da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT),  da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) para discutirem sobre a regularização dos bares localizados nas praias de Aruana e Sarney.

 Para Elber, esta reunião de ajustamento do espaço litorâneo da capital sergipana é fundamental para a manutenção da movimentação turística de Aracaju. O secretário lembrou também do projeto do governo de reorganização urbanística de toda a extensão da Orla de Atalaia. “Temos que dar uma nova cara a um dos cartões postais mais bonitos de Aracaju. O projeto Orla Legal complementa a idéia do governador Marcelo Déda de reestruturar a Orla de Atalaia e a Setur está à disposição para ajudar na medida em que for possível”, garantiu.

 De acordo com o presidente da Adema, Genival Nunes, o Orla Legal é um projeto do Governo Federal que tem o objetivo de ‘limpar’ toda a faixa litorânea do Brasil. “Este projeto já está sendo executado em todo o país, mas, nós aqui no estado, entendemos que a questão dos bares perpassa pela tradição dos sergipanos e a manutenção daqueles bares é imprescindível para que tenhamos cada vez mais um turismo forte em Sergipe”, disse.

A Emurb explicou que já estão sendo feitas ações de ajustamento do espaço dos bares da Aruana e Sarney, tudo em consonância com a Adema e órgãos competentes. A diretora de Urbanismo da Emurb, Anete Hermínia, explicou que grande parte dos estabelecimentos já estão em processo de adequação às normas dos órgãos ambientais e estruturais do estado e município, a exemplo da adequação do solo. A diretora disse também que, inicialmente, cinco bares servirão de modelo. “O Bar Kaninha, Parati, Habeas Beach, La Bamba e Com Amor Beach Bar vão participar de um consórcio de licenciamento inicial por possuírem as maiores estruturas. Após isso, os menores também seguirão um padrão automaticamente”, acredita.

O vereador de Aracaju, Jailton Santana, que intermediou a reunião, disse que faltava diálogo entre os órgãos e a associação na resolução da regularização dos bares. “Hoje serviu para esclarecer o andamento de uma possível regularização, visto que, com a intermediação da Setur houve um avanço e as discussões agora partem para a resolução do problema”.

Já o presidente da Associação dos Bares da Rodovia José Sarney (Praia Viva), Alberto Campos, destacou a importância da participação dos governos para solucionar os problemas daqueles estabelecimentos. “Essa reunião foi bastante satisfatória porque sabemos do empenho e dedicação dos órgãos em querer resolver essa situação que realmente é difícil, mas, a Secretaria de Turismo, junto com a Emurb e Adema vão definirem essa questão”, espera. (Da assessoria)

 

Comentários (1)

hero marcuques em 23/12/2013 às 14:19h
Sou de São Paulo e moro em Aracaju a 10 anos.Durante esses anos fui e continuo sendo frequentadora dos bares de arauna e sarney,faço grande divulgação para os amigos que a cidade oferece uma orla privilegiada pela tranquilade e pelos bares que tem na sua extensão.Acho uma palhaçada querer acabar com os bares que são uma atração para o turista uma otima opçao de lazer para os moradores desta cidade....enfim, é preciso bom senso e dar oportunidade das pessoas consquistarem seu espaço de trabalho dignamente.

Deixe um comentário

Seu nome (Necessário)
Seu E-mail (Necessário - Não será exibido)
Seu comentário
Código da imagem:

Enquete


Categorias

Arquivos