Morre o ex-governador Seixas Dória

31/01/2012 20:23:56 por Eugênio Nascimento em Política

Velório do ex-governador acontece no Palácio Olímpio Campos e sepultamento será na colina da Saúdade

Morreu no final da tarde de ontem, dia 31 de janeiro de 2012,  em Aracaju o ex-governador de Sergipe, João de Seixas Dória, 94 anos. Ele estava internado no Hospital São Lucas há aproximadamente 20 dias. Familiares informaram que a morte teria sido motivada por complicações comuns da idade. Há aproximadamente um ano, ele sofreu um acidente vascular cerebral e as condições de saúde se complicaram a partir de então. Ontem o quadro se agravou, depois de ser submetido a uma cirurgia. Seixas Dória é membro da Academia Sergipana der Letras, foi deputado estadual e federal e como parlamentar ganhou fama de grande orador. É autor do livro "Eu, reu sem culpa". Seixas foi cassado pela ditadura militar e preso em Fernando de Noronha, em 1964, junto com o ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes. Dória era um nacionalista. Deixa a mulher, dona Meire, dois filhos, Antônio Carlos e Ernane, e quatro netos. O governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), e o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PC do B) decretaram luto oficial por três dias. A família define ainda hoje à noite onde será o velório.


Quem foi


João de Seixas Dória
nasceu em Propriá, 23 de fevereiro de 1917 é um advogado e político brasileiro. Foi governador de Sergipe até ser deposto pelo Regime Militar de 1964.

Filho de Antônio de Lima Dória e de Maria de Seixas Dória. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Niterói em 1946, foi secretário da prefeitura de Aracaju filiando-se à UDN após o fim do Estado Novo e foi eleito deputado estadual em 1947 e 1950 chegando ao posto de líder da bancada. Em 1954 e 1958 foi eleito deputado federal e integrou-se à Frente Parlamentar Nacionalista e em 1960 foi entusiasta da candidatura presidencial de Jânio Quadros servindo-lhe como vice-líder do governo na Câmara dos Deputados.[nota 1] Consumada a renúncia de Jânio Quadros em 25 de agosto de 1961, Seixas Dória integrou a "Bossa Nova" da UDN ao lado de nomes como o futuro presidente, José Sarney.

Em 1962 foi eleito governador de Sergipe derrotando o udenista Leandro Maciel. Assinou, sob ressalva, o “Manifesto dos governadores democratas”, uma iniciativa do paulista Ademar de Barros. Aliado do presidente João Goulart, defendia as chamadas "reformas de base" a ponto de opor-se, via rádio, ao Golpe Militar que abreviou o mandato presidencial em 31 de março de 1964.

Removido à força do governo no dia seguinte, Seixas Dória foi preso e levado à ilha de Fernando de Noronha onde sua detenção findou por um habeas corpus do Superior Tribunal Militar após quatro meses. Em seu lugar foi empossado o vice-governador Celso Carvalho. Por força do Ato Institucional Número Dois teve os direitos políticos suspensos por dez anos a partir de 4 de julho de 1966 passando a viver às voltas com a agropecuária e à literatura.

Encerrada a sua "reclusão política" ingressou no MDB e fez sua primeira aparição pública na convenção estadual do partido em maio de 1978 a ali não poupou críticas aos seus contendores. Coordenou a estratégia do diretório estadual nas eleições daquele ano e atuou em defesa da anistia e da redemocratização. Beneficiado pela Lei da Anistia[nota 3] sancionada pelo presidente João Figueiredo, filiou-se ao PMDB e foi eleito suplente de deputado federal em 1982 e exerceu o mandato a partir de uma licença médica de José Carlos Teixeira sendo efetivado após a vitória de Jackson Barreto nas eleições para prefeito de Aracaju em 1985.

Derrotado ao disputar um mandato de senador em 1986, foi nomeado Secretário de Transportes pelo governador Antônio Carlos Valadares em agosto de 1988 permanecendo no cargo por quatro meses. Assessor político da Presidência da República nos últimos meses do Governo Sarney, foi Secretário de Transportes no segundo governo João Alves Filho e depois membro do conselho de administração da Companhia Vale do Rio Doce. (Com wikipédia)

Deixe um comentário

Seu nome (Necessário)
Seu E-mail (Necessário - Não será exibido)
Seu comentário
Código da imagem:

Enquete


Categorias

Arquivos