Governador empossa José Lauro Seixas como novo secretário do Trabalho

31/07/2012 22:15:05 por Eugênio Nascimento em Política

 

“Pelo currículo apresentado, vi que ele teria condições de incorporar a visão de governo", diz Déda

 

O governador Marcelo Déda empossou o advogado José Lauro Seixas Lima como o novo secretário de Estado do Trabalho. O ato ocorreu no final da manhã desta terça-feira, 31, numa concorrida solenidade realizada no auditório da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides).

Sob a premissa de dinamizar o esforço administrativo para promover capacitação e qualificação profissional em diversos segmentos, o novo secretário recebeu a missão do governador que fez questão de destacar o momento peculiar do crescimento industrial e de serviços em Sergipe, além de também expressar a sua confiança no desempenho de uma nova geração de gestores. “Eu acredito sempre na renovação e na capacidade dos mais jovens darem continuidade, qualificando o legado que as gerações mais antigas deixam”, disse o governador Marcelo Déda, referindo-se à missão destinada a partir de agora a um jovem advogado de 29 anos.

“Pelo currículo apresentado, vi que ele teria condições de incorporar a visão de governo sobre as novas tarefas que essa secretaria terá que assumir, juntando a estratégia geral da nossa administração, construindo a inclusão social como referência principal do governo, além de operar, no campo da economia, para que o desenvolvimento econômico não se traduza apenas no aumento do lucro daqueles que investem”, contextualizou o governador, em relação à missão destinada para a Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab).

Ampliação de Oportunidades
Ainda de acordo com o governador, no foco principal está também a ampliação das oportunidades para todo o povo sergipano, sobretudo, a partir da ‘libertadora’ ocasião de emprego. “Entre os documentos mais importantes do cidadão ativo, está o seu título de eleitor, mas também está a sua carteira de trabalho. O seu título lhe possibilita decidir os destinos da nação, expressando a sua opinião como eleitor e expressando o seu voto. E a carteira de trabalho é um elemento de independência, especialmente a registrada no mercado privado, aproveitando as oportunidades que a economia oferece à nossa juventude, e ao nosso povo uma expectativa de vida independente e de autossustentação pela força do seu trabalho”, destacou Marcelo Déda.

Essa é, segundo o governador, a tarefa primordial da Setrab, que deverá se transformar na grande agência da empregabilidade e da formação e qualificação de mão de obra no estado de Sergipe. “Temos inúmeros desafios diante das novas oportunidades que surgem em Sergipe, a exemplo do projeto Carnalita, das novas demandas por serviços que chegam ao estado, além de perspectivas que se abrem, a exemplo da ampliação do nosso pólo de produção de cimento, que tem atraído novos grupos empresariais, dentre outras cadeias produtivas”, exemplificou.

Ainda segundo o chefe do Executivo, será imprescindível uma ação articulada da Setrab, com a Seides e com a secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec) na gestão de ações que busquem articular a agressiva atração de novos empreendimentos já executada pelo governo, à uma política de qualificação e inserção da mão de obra sergipana.


Marcelo Déda foi enfático ao defender os interesses do Governo do Estado em possibilitar uma participação cada vez maior das empresas genuinamente sergipanas nesse processo de expansão industrial, bem como em possibilitar uma inserção cada vez mais qualificada da mão de obra sergipana no crescimento industrial. “Esse tem sido nosso compromisso e, inclusive, hoje, realizamos mais uma reunião com representantes da Vale para dinamizar as tratativas necessárias diante das perspectivas apresentadas pelo projeto Carnalita, que demandará um efetivo aproximado de quatro mil trabalhadores no processo de implantação de sua nova base industrial em Sergipe”, detalhou o governador.


Perspectivas

Reforçando as perspectivas apresentadas quando do anúncio de sua nomeação, o secretário ora empossado destacou o seu empenho em assumir a nova missão. “Recebo esse convite ciente da minha missão e da minha responsabilidade, mas tranquilo por ser convidado para fazer parte de um governo progressista e democrático, e que tem a ética na gestão pública como marca de suas ações. Sei da responsabilidade que teremos com a geração de empregos e com a qualificação dos trabalhadores sergipanos, lutando de mãos dadas com a Secretaria da Inclusão e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico dentro das metas estabelecidas pelo governador Marcelo Déda”, declarou José Lauro Seixas Lima, em seu discurso após assinar o termo de posse.

O novo secretário ilustrou suas metas citando a estratégia que será executada, por exemplo, para atender às demandas da companhia Vale, que absorverá os quatro mil operários previstos, mas que, paralelamente, demandará mais efetivo qualificado para atender às demais empresas que, consequentemente, participarão desse importante empreendimento na história da economia sergipana.

“Trabalharemos com a meta de qualificar cerca de 10 mil trabalhadores, visto que, além dos que serão absorvidos pela Vale, haverá uma grande demanda por mão de obra qualificada das diversas empresas que participam como parceiros e fornecedores de um empreendimento dessa magnitude. Dessa forma é que buscaremos agir para estimular a geração de novos empregos e, de forma articulada, buscar cada vez mais a inserção qualificada dos trabalhadores sergipanos”, salientou o novo secretário.

Histórico do Novo Secretário

José Lauro Seixas Lima nasceu em Aracaju em 02/02/1984. É graduado em Direito pela Unit, com pós-graduação em Direito Tributário pela Jus Podivm (Salvador/BA) e em Direito Civil e Processo Civil: Faculdade Social da Bahia (Aracaju). É mestrando em Direito Público pela Universidade Estácio de Sá (Rio de Janeiro).

Como advogado, sua atuação profissional é focada no Direito Público, atuando junto ao Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, Tribunal Regional Eleitoral e Superior Tribunal de Justiça.

Participação

Prestigiaram o ato, o vice-governador Jackson Barreto, a primeira dama e secretária da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Eliane Aquino, a secretária adjunta da Inclusão, que respondeu interinamente pela Setrab, Maria Luci Silva; o deputado federal Rogério Carvalho; o deputado estadual João Daniel, representando a Assembleia Legislativa; dentre outros representantes do Poder Legislativo estadual e municipal, o desembargador Luiz Mendonça, representando o Tribunal de Justiça; a delegada representante do Ministério do Trabalho e Emprego em Sergipe (MTE), Celuta Krauss; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Luiz Augusto Ribeiro, representando a Corte de Contas; o reitor da Universidade Tiradentes, Jouberto Uchôa de Mendonça, dentre diversas outras autoridades, secretários de Estado, magistrados, operadores do Direito e familiares do novo secretário presentes ao ato.

(Da assessoria)
Fotos: Marcos Rodrigues/ASN

 

Deixe um comentário

Seu nome (Necessário)
Seu E-mail (Necessário - Não será exibido)
Seu comentário
Código da imagem:

Enquete


Categorias

Arquivos