Farmácias estão autorizadas a vender medicamentos fora do balcão

31/07/2012 22:51:34 por Eugênio Nascimento em Variedades
Gerente de medicamentos e produtos da Covisa, Renata Cláudio de Souza (Foto: Ascom/SMS)

Analgésicos, antitérmicos e remédios vendidos sem prescrição médica voltam a ser expostos nas prateleiras das farmácias e drogarias em todo Brasil. Até então, esses medicamentos não ficavam em locais de livre acesso ao público. Para adquirir, o consumidor deveria solicitar esses produtos ao farmacêutico no balcão da farmácia.

No último dia 27 de julho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alterou o parágrafo primeiro do artigo 40 da Resolução nº 44 de 2009, autorizando a venda desses medicamentos fora do balcão, em locais ao alcance dos usuários. A Coordenação da Vigilância Sanitária Municipal (Covisa) informa o que muda nos serviços prestados pelas farmácias e drogarias de Aracaju com a decisão da Anvisa.

A gerente de medicamentos e produtos da Covisa, Renata Cláudio de Souza, explica que "a medida se restringe apenas aos medicamentos que não necessitam de prescrição medica ou seja, não possuem tarja vermelha nas embalagens".

Conforme a Anvisa, a decisão dá mais autonomia ao consumidor para que este possa avaliar os critérios de preço e qualidade dos produtos. "Todos os estabelecimentos da capital já estão autorizados a expor os medicamentos venda livre nas gôndolas, em locais de livre acesso ao público", acrescenta a gerente de medicamentos e produtos da Covisa.

Riscos da Automedicação
Outro ponto importante é que a partir de agora, as farmácias deverão expor na área destinada aos medicamentos de venda livre cartazes com a orientação: MEDICAMENTOS PODEM CAUSAR EFEITOS INDESEJADOS; EVITE AUTOMEDICAÇÃO: INFORME-SE COM O FARMACÊUTICO.

"Mesmo com a facilidade no acesso aos medicamentos, é importante que o consumidor fique atento para evitar efeitos indesejados. As pessoas devem buscar o auxilio do profissional farmacêutico para esclarecimentos e dúvidas em relação ao uso de medicamentos", orienta a gerente de medicamentos e produtos da Covisa.

(Da assessoria)

Deixe um comentário

Seu nome (Necessário)
Seu E-mail (Necessário - Não será exibido)
Seu comentário
Código da imagem:

Enquete


Categorias

Arquivos