Coluna Primeira Mão

30/09/2012 07:00:02 por Eugênio Nascimento em Colunas

 

 

PT convoca a militância para ato nesta 2ª no Iate



O Movimento da militância do Partido dos Trabalhadores promove nesta segunda-feira, às 18h, no Iate Clube de Aracaju um ato para discutir a mobilização para garantir a presença do prefeiturável do PSB, deputado federal Valadares Filho, no segundo turno das eleições municipais na capital sergipana. Os líderes do movimento, que chamam o ato de “Arrancada da vitória” querem promover intensas atuações na cidade durante toda esta semana. O deputado Valadares Filho acredita que “a eleição para prefeito de Aracaju terá segundo turno e na fase final nós vamos ganhar”.




Juiz proíbe carreatas, comícios e passeatas em 3 cidades de SE


Atendendo a uma ação civil pública do Ministério Público Eleitoral da 26ª zona, o juiz Paulo Roberto Fonseca Barbosa proibiu a realização de carreatas, comícios e passeatas nos municípios de Ribeirópolis, Nossa Senhora Aparecida e São Miguel do Aleixo. Esses eventos de campanha política tem provocado algazarras por parte dos participantes aliados às coligações, gerando tumultos, ameaças e agressões entre adversários políticos desses municípios.



Comunidades de Poço Redondo conquistam projeto de abastecimento de água - 1



Uma parceria inédita entre órgãos federal, estadual e municipal garantirá o abastecimento de água em mais três comunidades rurais de Poço Redondo, sertão sergipano. Idealizada pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e pelo Território da Cidadania do Alto Sertão, a proposta é que o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), a Deso (Companhia de Saneamento de Sergipe) e a Prefeitura de Poço Redondo garantam a elaboração dos projetos e os recursos para a execução das obras. O Incra e a Deso já elaboraram os projetos, e os recursos financeiros – cerca de R$ 3 milhões - já estão garantidos pela Funasa, que juntamente com o município, executará as obras.

 


Comunidades de Poço Redondo conquistam projeto de abastecimento de água - 2



Serão três redes de pontos diferentes, que alcançarão a comunidade quilombola Serra da Guia, com 570 habitantes, e os assentamentos Novo Paraíso, com 210 habitantes, e Flor da Serra, com 255 habitantes. “Essas são as comunidades mais distantes da sede do município, duas delas já na divisa com a Bahia. Eram locais de difícil acesso para o abastecimento de água, daí a importância da parceria entre os órgãos públicos federal, estadual e municipal, que assumiram esse compromisso e que estão realizando o sonho dessas famílias de terem em breve água de qualidade em suas residências”, argumenta o deputado estadual João Daniel (PT)

 



Valadares Filho pede uma oportunidade para governar Aracaju



O candidato a prefeito da coligação liderada pelo PSB, Valadares Filho, de 31 anos, pediu "uma oportunidade" para administrar Aracaju, lembrando que outros políticos sergipanos já tiveram essa chance e que, errando ou acertando, tiveram a sua importância para o desenvolvimento da cidade. Valadares Filho voltou a defender uma relação administrativa entre os governos municipal, estadual e federal para alavancar o desenvolvimento de Aracaju, "sem os ranços ou brigas do passado", que só resultam em perdas para a população. Valadares Filho reeditou o bordão que marcou uma das campanhas do ex-presidente Lula: "Em Aracaju, a esperança vai vencer o medo mais uma vez".


João projeta ações para resolver problemas atuais de Aracaju



O candidato a prefeito pela coligação “Aracaju não pode esperar”, João Alves Filho (DEM), foi recebido em reunião por arquitetos, engenheiros agrônomos, civis e elétricos, em debate realizada no auditório da Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe (AEASE). Na ocasião, João Alves falou sobre os projetos previstos em seu plano de governo, que visam a resolução de problemas da mobilidade urbana, trânsito, transporte público, áreas verdes, entre outros, nos quais a categoria dos engenheiros está diretamente envolvida. “Hoje nós temos o desafio de voltar a administrar uma cidade que tive a oportunidade de gerir há 37 anos”, afirmou o candidato, ressaltando que naquela época Aracaju já enfrentava problemas e um dos seus desafios foi contratar um projeto que resolvesse os problemas de drenagem da cidade. “Todo mundo lembra da construção das 14 avenidas de Aracaju como um marco, mas a grande obra feita nessa minha administração foi o sistema de drenagem, no qual foram investidos 60% dos recursos da gestão”, disse João Alves.



UFS promove encontro de pró-reitores de extensão



A UFS estará sediando nos dias 04 e 05 de outubro o XXXIX Encontro de Pró-Reitores de Extensão da Região Nordeste. O Evento, que será realizado no Hotel da Costa, em Aracaju, contará com a participação de Pró-Reitores, Diretores e Coordenadores de Extensão das Universidades Públicas da Região Nordeste. O Encontro conta com o apoio da FECOMERCIO, SESC e SENAC. Na sexta-feira, dia 04, os participantes visitarão algumas ações de extensão no Campus de Laranjeiras, onde a Prefeitura deste município confirmou a apresentação do samba de Pareia (o grupo se apresentará no Campus de Laranjeiras).



Ricardo Múcio assume a vice-presidência do TRE-SE



O desembargador Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima teve o seu nome aprovado pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Estado para a vice-presidência e Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/ SE). Ele foi eleito por unanimidade como membro titular do TRE/SE, substituindo a desembargadora Marilza Maynard, que renunciou os cargos após ser convocada como desembargadora substituta do Superior Tribunal de Justiça. Também foi eleito, como membro suplente do TRE, o Desembargador Edson Ulisses de Melo. Ricardo será empossado depois do Pleito Municipal de 7 de outubro.



1500 crianças participam de maratoninha da Caixa em Aracaju



O Circuito CAIXA de Maratoninha, a maior competição de corrida infantil do país, estará , nesse domingo (30), em Aracaju (SE). A prova será realizada na praça de eventos da Orla de Atalaia e terá largada a partir das 8h. O evento contará com a presença do ex-atleta olímpico Cláudio Roberto Souza, como padrinho da prova. Cerca de 1.500 crianças de escolas públicas e particulares, além de integrantes de projetos sociais, serão recepcionadas pelos Poupançudos e pelo atleta. No local, será montada uma arquibancada para pais e familiares das crianças que participarão ou que assistirão às provas. Podem participar da competição crianças de 6 a 12 anos, dividas em três categorias que levam em conta o sexo e a idade: 6 a 8 anos, 9 e 10 anos e 11 e 12 anos. Haverá também uma bateria com crianças portadoras de necessidades especiais. Todos os participantes receberão um kit da competição, composto por camiseta, boné, poupançudo e lanche. Os que completarem a prova receberão medalhas de participação. Também serão distribuídas cerca de setenta bicicletas, de 18 marchas, entre os vencedores das baterias.

 



A Deso conquista destaque entre as melhores do Brasil


A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) está entre as 15 maiores empresas públicas do setor no Brasil. A informação, que tem como indicador a receita operacional líquida, faz parte da pesquisa "As Maiores do Saneamento 2012", foi divulgada em edição especial da revista Saneamento Ambiental esta semana. A estatal sergipana também é citada entre as dez principais em volume de investimentos anunciados este ano. Foram R$ 376 milhões planejados em melhorias de abastecimento hídrico e esgotamento no Estado.



Militares começam a reforçar segurança no interior nesta 2ª


A Secretaria da Segurança Pública de Sergipe inicia nesta segunda-feira o envio de tropas para o interior, para garantir a normalidade nas eleições de 07 de outubro próximo. Terão a segurança reforçada por militares do Batalhão de Choque, do Comando de Operações Especiais (COE), do Grupamento de Ações Táticas no Interior (Gati) e do Grupamento Tático Aéreo (GTA) as cidades onde já foram registradas ações violentas ligadas à disputa eleitoral. O secretário João Eloy Menezes, da Segurança Pública, também determinou a transferência da delegacia de Maruim para Capela, para responder mais rapidamente aos chamados. Os militares ficam até a segunda-feira seguinte, dia 8, após o 1º turno do pleito. Na sexta-feira, dia 5, a partir das 18h, a operação terá esquema de plantão.



Em Muribeca, Fernandinho tem 63,4% dos votos válidos




Se a eleição para prefeito de Muribeca fosse hoje, o prefeito eleito seria Fernandinho Franco (PDT), com 63,4% dos votos válidos, conforme pesquisa estimulada realizada pelo Instituto w1. A sua única concorrente, Sandra (PSC), obteria 36,6% dos votos. A pesquisa, que está registrada no TSE sob nº de protocolo SE-00085-2012, foi realizada no período de 23 a 26 de setembro, ouviu 400 eleitores e tem uma margem de erro estimada em 5% . Essa pesquisa confirma o cenário do que se vê e ouve nas ruas de Muribeca. O w1 também fez a consulta ao eleitorado para se manifestar espontaneamente e neste quesito detectou que Fernandinho Franco teria 47,7% dos votos contra 27,1% de Sandra. Foi registrado na amostragem que 22,4% estão indecisos ou não sabem em quem votar e 2,7% votariam nulo/branco. O instituto apurou ainda a rejeição dos dois candidatos a prefeito de Muribeca e detectou nesta questão que Sandra tem 43,8% e Fernandinho Franco 32%. Exatos 19,5% poderiam votar em todos (os candidatos), 3% não saberiam em quem votar e 1,8% optou por não responder ao questionamento.



TV Sergipe realiza debate no próximo dia 4 com prefeituráveis de Aracaju




A TV Sergipe promove debate ao vido com os candidatos à Prefeitura de Aracaju no dia 4 de outubro, às 23h, às véspera do 1° turno das Eleições Municipais 2012. Almeida Lima (PPS), João Alves Filho (DEM), Reynaldo Nunes (PV), Valadares Filho (PSB) e Vera Lúcia (PSTU) terão a última oportunidade, na televisão, de aprofundar alguns pontos de seus planos de governo para o telespectador, além de confrontar ideias com os adversários. Na reunião realizada para falar sobre as regras do debate, todos os cinco candidatos mandaram representantes. Se algum candidato falar ao debate, o seu lugar permanecerá vazio, com uma placa que o identifique pelo nome. A mediadora será a jornalista Poliana Abritta.


Tartarugas marinhas começam fase de reprodução em Sergipe


Começou agora a temporada de reprodução das tartarugas marinhas. Técnicos do Projeto Tamar estão a prontos para intensificar o trabalho em áreas de desovas nos litorais da Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte, Espírito Santo e Rio. Até março do próximo ano, fêmeas de quatro de cinco espécies vão voltar às praias em que nasceram para depositar seus ovos. A única exceção, a tartaruga verde Chelonia mydas, se reproduz entre os meses de dezembro a julho.

Comentários (1)

sergiovalmir em 03/10/2012 às 10:54h
diz uma deputada q quando joao estava no poder perseguiu os professores, ela esqueçe q quando valadares foi governador fez pior mandou bater nos professores, igual fez o nosso governador. Dessa aa sra deputada nao se lembrava se ligue, se tivesse retrovisor poderia olhar pra traz como nao tem segue em frente

Deixe um comentário

Seu nome (Necessário)
Seu E-mail (Necessário - Não será exibido)
Seu comentário
Código da imagem:

Enquete


Categorias

Arquivos