Seminário debaterá importância do acervo do Atheneu Sergipense

30/10/2012 07:35:01 por Eugênio Nascimento em Variedades
Será realizado na próxima quarta-feira, 31, o 1º Seminário do Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense (CEMAS). O evento acontecerá no auditório do Colégio Estadual Atheneu Sergipense e terá como tema "Entre papéis e lembranças: O CEMAS e suas contribuições para a história da Educação".

Promovido pelo Grupo de Pesquisas Disciplinas Escolares: História, Ensino e Aprendizagem (DEHEA), o seminário terá como objetivo apresentar à sociedade sergipana os estudos realizados com a documentação arquivada no CEMAS. Os estudos representam um diálogo com a história da educação e revelam a importância da preservação do acervo do Atheneu Sergipense.

Programação

Durante o seminário haverá a exposição fotográfica "O Atheneu Sergipense Revelando sua História". A partir das 9h será realizada a palestra "A criação do CEMAS e suas ações", ministrada pela professora Eva Maria Siqueira Alves. Às 10h30 será a vez da palestra "O arquivo do Atheneu Sergipense: uma história para ser escrita", a ser proferida pela professora Sayonara Rodrigues do Nascimento Santana. Às 11h terá palestra com o tema "A Cadeira de Pedagogia no Curso Normal do Atheneu Sergipense (1870-1908)", ministrada pelas professoras Cibele de Souza Rodrigues, Katiussia da Silva Costa Souza e Maria Edna Santos.

Pela tarde, a partir das 14h, haverá mais uma palestra; desta vez com o tema "A disciplina retórica e poética no Atheneu Sergipense (1874-1891)", proferida pela professora Ana Márcia Barbosa. Às 14h30 acontecerá a palestra sobre "A disciplina Desenho no Atheneu Sergipense: o CEMAS como guardião dessa história", ministrada pela professora Danielle Virginie Santos Guimarães.

A partir das 15h, o seminário oferecerá mais uma palestra, que abordará "A Disciplina Escolar Matemática no Atheneu Sergipense (1938-1943), tema que será explanado pela professora Suely Cristina Silva Souza.

O encerramento ficará por conta da professora Terezinha Alves de Oliva, que ministrará a palestra com o tema "Patrimônio documental e história: a importância dos arquivos escolares".

Da assessoria

Deixe um comentário

Seu nome (Necessário)
Seu E-mail (Necessário - Não será exibido)
Seu comentário
Código da imagem:

Enquete


Categorias

Arquivos