Coluna Primeira Mão - Política e Economia

28/11/2012 21:03:31 por Eugênio Nascimento em Colunas
Deputado destaca Fórum Social da Juventude e Apitaço em shoppings

O deputado estadual João Daniel (PT) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa hoje (28) para convidar a juventude sergipana para participar do 2º Fórum Social de Juventude de Sergipe, que acontecerá no dia 1º de dezembro, sábado, no Centro de Vivências da Universidade Federal de Sergipe. Trata-se de um espaço de debates e formulação de ideias que aborda os mais diversos problemas da sociedade sergipana, sobretudo aqueles que mais afetam os jovens. Entre os temas abordados, serão discutidos a Cultura Popular e Políticas de Igualdade Étnico-Racial, A Juventude como Sujeito de Direito, Justiça Social e Ambiental, Protagonismo Juvenil e Política Estudantil, além de apresentações artísticas.  O evento contará com a participação de vários movimentos sociais e estudantis. “Gostaria de parabenizar a juventude, porque são iniciativas como essa que leva os jovens a buscar oportunidades de espaço na política, nos movimentos sociais e construir uma sociedade onde o jovem não seja visto apenas como futuro, mas sim como presente”.

João Daniel convoca  população para apitaço no Riomar

O deputado petista também convidou a sociedade sergipana, particularmente a aracajuana, a participar do Apitaço contra a cobrança do estacionamento nos dois shoppings da capital. O evento será amanhã, 29, a partir das 19h30 em frente ao Shopping Riomar e contará com a presença de diversas entidades, entre elas o DCE Fanese, CTB (Central dos Trabalhadores e trabalhadoras do Brasil), Sindicato dos Bancários de Sergipe, SINDGRÁFICO/SE, Sindicato dos enfermeiros, SINTRASE, Sindicato dos Radialistas  e a sociedade civil organizada. João Daniel ressaltou que a cobrança de taxas para uso dos estacionamentos é mais um instrumento de geração de lucro por parte dos capitalistas. O deputado se solidarizou com todos os prejudicados pela situação e repudiou a cobrança, que leva os trabalhadores a pagar para trabalhar, os estudantes a ter o acesso à educação lesado e o direito da população ao lazer desrespeitado.  “Nós queremos deixar bem clara a nossa posição: após a perda da eleição na capital para dois representantes do empresariado e da elite sergipana, seria difícil que a cobrança da taxa fosse feita depois da posse do novo prefeito. Isso não passa de uma grande orquestração para marcar negativamente a administração do prefeito Edvaldo Nogueira”, destacou o deputado, que apóia o boicote popular aos shoppings da capital.

Ambarco pede que governo federal atenda a pleitos de prefeitos sergipanos

O presidente da Associação dos Municípios da Barra do Cotinguiba e Vale do Japaratuba (Ambarco) e prefeito do município de Santo Amaro, José Ivaldo Costa, defende do governo federal mais atenção com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), em especial com o presidente daquela entidade, Paulo Ziulkoski. Ele tem buscado, sem sucesso, uma audiência com a presidente da República, Dilma Rousseff (PT), ou com a ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, para tratar de assuntos pertinentes à realidade dos prefeitos brasileiros em fim de mandato, inclusive os sergipanos. Segundo Ivaldo Costa tem sido um pleito da CNM e de todos os prefeitos brasileiros o pedido de ajuda financeira aos Municípios. "Com a crise financeira que os prefeitos estão atravessando, não é importante, mas fundamental que o governo federal, através da nossa presidente, nos conceda essa 'parcela extra' do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Assim como eu, vários colegas que estão encerrando suas administrações têm reclamado das dificuldades que estão enfrentando no fechamento das contas no final do mandato".

Ministra  Maria do Rosário virá a SE 6ª feira

A ministra de Estado Chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDHIPR), Maria do Rosário, atendendo ao convite do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania (SEDHUC), virá a Sergipe para a assinatura do Termo de Adesão do Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência - o Viver sem Limites. O evento será realizado no auditório do Ministério Público, às 10h. Na oportunidade, o Governador do Estado em exercício, Jackson Barreto, e a Ministra realizarão o ato de assinatura do Termo.

Museu da Gente Sergipana já recebeu visitantes de mais de 25 países

A edição especial da revista Folha do Turismo Brasil feita para veiculação em Londres, no mês de novembro, destacou Sergipe como uma boa opção para turismo de lazer e o Museu da Gente Sergipana entre as principais atrações do Estado. O Museu, que irá completar um ano de funcionamento na próxima semana, já recebeu visitantes de mais de 25 países, entre os quais Austrália, Chile, África do Sul, França, Armênia, Peru, Canadá, Polônia, Uruguai, Paraguai, Estados Unidos, Luxemburgo, Inglaterra, Suíça, Alemanha, Itália, Bélgica, Nova Zelândia, Espanha, Israel, Argentina, Eslováquia, Venezuela, Turquia e Portugal.  Em menos de um ano mais de 80 mil pessoas, entre sergipanos e turistas, já estiveram no Museu da Gente

Homenagem a ex-governadores é transferida para 2ª feira

Foi transferida desta quinta-feira para a próxima segunda-feira, 03.12, às 15 horas, no Palácio Museu "Olimpio Campos", a solenidade em homenagem aos ex-governadores Albano Franco e Augusto Franco, promovida pelo Governo do Estado. A mudança da data, mantidos o local e horário, foi em atendimento a solicitação dos familiares dos dois ex-governadores homenageados.  A solenidade faz parte do Projeto Aniversário dos ex-Governadores, através do qual o Palácio Museu presta homenagens aos ex-governadores, no mês do trancurso do aniversário. Neste mês de novembro, o homenageado é o ex-governador Albano Franco, mas foi acrescentada também a homengagem ao seu pai, o ex-governador Augusto Franco, pelo centenário de nascimento comemorado em setembro passado.

Infraero garante  início da licitação para obras da pista do Aeroporto de Aracaju

Gustavo do Vale, presidente da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária),   garantiu ao governador em exercício, Jackson Barreto, o início imediato do processo de licitação das obras da nova pista de pouso e decolagem do Aeroporto de Santa Maria, em Aracaju. A garantia foi dada durante reunião nesta quarta, 28, em Brasília. O secretário de Infraestrutura do Estado, Valmor Barbosa demonstrou que todas as iniciativas que cabiam ao Governo de Sergipe já havia sido encaminhadas. Vale, então,  determinou que a licitação fosse deflagrada, ao mesmo tempo em que assegurou a liberação da primeira parcela de recursos em 2013. A construção e ampliação da pista é parte das iniciativas do Governo de Sergipe para revitalizar o Aeroporto de Santa Maria. Estão previstas também a construção de um novo terminal de passageiros e um pátio para aeronaves, entre outras intervenções. Parte das obras, como a adequação da área externa ao aeroporto, será custeada com recursos do Governo de Sergipe.

12 vôos charters do Chile virão para Sergipe

Entre os alvos da ampliação e modernização do aeroporto da capital estão o incremento do número de passageiros, inclusive estrangeiros. Presente à reunião, o secretário de Turismo, Elber Batalha, reivindicou o aval da Infraero como garantia à realização de 12 voos charter (fretados) entre Santiago do Chile e Aracaju. Ainda na tarde desta quarta, Batalha recebeu telefonema confirmando o aval. Com ele, explica o secretário, será possível assinar convênio com a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) que garanta os voos entre julho e agosto do próximo ano. Cada voo deverá transportar 181 passageiros.  "Isto vai representar a retomada do turismo internacional em Sergipe", comemorou Batalha. O secretário de Turismo explicou que o esforço para assegurar a nova fase no turismo do Estado começou há cerca de um ano, em visitas ao Chile e a feiras internacionais. "O bom momento econômico do Chile foi uma das motivações para a escolha", justificou.

Jackson percorre os Ministérios para liberar as emendas da bancada federal

Ainda em Brasília, o governador em exercício, Jackson Barreto, peregrinou pela Esplanada dos Ministérios, em Brasília, em busca da liberação de empenho das emendas de Sergipe para o Orçamento Geral da União deste ano. Seu alvo principal são as emendas da bancada federal do Estado. Dentre elas, duas em especial: a construção do Hospital do Câncer e a do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente com Deficiência. Desta vez, depois de encontrar-se com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, Jackson rumou para o Palácio do Planalto onde teve audiência com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti. A ela, o governador entregou cópias de todas as emendas de bancada. Ideli assegurou que vai encaminhar com celeridade o pleito do governador.

Oliveira Júnior deve continuar no Governo Marcelo Déda

Embora já tenha sido anunciado o seu afastamento da Secretaria de Estado do Planejamento, orçamento e Gestão (Seplag), o titular da pasta, José de Oliveira Júnior, não deverá sair definitivamente do governo. O governador Marcelo Déda disse que gostaria de tê-lo no grupo governista e Júnior colocou-se à disposição. “Não sei se irei para secretaria ou para assessoria. Mas, se for convidado para algum cargo, gostaria que fosse algum com menos atividades, menos estressante. Já está na hora de cuidar melhor da minha saúde, de reduzir o pique de trabalho para viver mais e melhor”, explicou, acrescentando: “ posso até não ser convidado para nenhum cargo, pois tudo depende da vontade  e da necessidade do governador”.

Uma onda de boatos sobre secretário de Estado

Oliveira Júnior, que colocou o cargo de secretário do Planejamento à disposição do governador há pouco mais de três meses, comentou que circulam em Aracaju muitos boatos sobre a sua iniciativa. “Algumas pessoas inventaram que eu estou indo ocupar uma diretoria da CEF, outras propagaram que vou assumir a Superintendência da CEF em Sergipe e há ainda aqueles que garantem que eu tive uma grave crise com o governador em exercício Jackson Barreto e por isso estou saindo do governo. Agradeço àqueles que me indicam para os bons cargos e informo aos demais que não tive qualquer atrito com o governador em exercício Jackson Barreto. O fato concreto é que deixo a Seplag no dia 31 de dezembro e, se convidado, posso ir para outro cargo”, concluiu.

Emmanuel pretende disputar presidência da Câmara de Aracaju

O presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Emmanuel Nascimento, vai conversar com dirigentes do Partido dos Trabalhadores na capital nesta quinta-feira  para anunciar a sua disposição de disputar a reeleição para o comando da mesa diretora da Casa. Depois disso, conversará com os membros dos partidos aliados do PT e com os demais vereadores para apresentar uma chapa forte e competitiva. “Na verdade, o nome de Emmanuel já está à disposição para disputar a Presidência”, revela o presidente do Diretório do PT em Aracaju, Usiel Rios.

Calor pode provocar morte de aves nas granjas de SE

Com um plantel de 1,6 milhão de aves, os criadores de galinha de Sergipe andam contrariados com o excessivo calor que já atinge o Estado. A preocupação tem uma justificativa: os proprietários de pequenas granjas, que apenas usam ventiladores para refrescar o ambiente, perdem muitas galinhas por causa do calor.  Segundo o presidente da Associação de Criadores Integrados de Aves de Sergipe (Criasa), José Osman Dantas, nos períodos mais quentes cerca de 5% das galinhas criadas em granjas no Estado morrem. Isso corresponde a 80 mil aves perdidas.

Deixe um comentário

Seu nome (Necessário)
Seu E-mail (Necessário - Não será exibido)
Seu comentário
Código da imagem:

Enquete


Categorias

Arquivos