Programa Geração Sem Aids mobiliza mais de 500 estudantes na Zona Norte

30/11/2012 12:35:08 por Kleber Santos em Variedades
 Nesta quinta-feira, 29 de novembro, mais de 500 estudantes na Zona Norte de Aracaju participaram de uma tarde de debates sobre HIV, Sífilis e Hepatites B e C e formas de prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST's). Com a atividade, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) soma forças pelo 1º de dezembro - Dia Mundial de Luta Contra Aids.
 
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Oviedo Teixeira, no bairro José Conrado de Araújo, recebeu a palestra do Programa Geração Sem Aids. A iniciativa é uma parceria entre Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria Municipal de Educação (Semed).
 
Com a presença animada da artista e drag queen Kharolyne Prínscipal, foi promovido um debate  esclarecedor com técnicos do Programa Municipal de DST, Aids e Hepatites Virais, Programa Saúde da Mulher e Coordenação de Promoção de Saúde (Cops) da SMS. Da ação, adolescentes interagiram tirando dúvidas com os profissionais da Saúde e recebendo prêmios comemorativos como caderneta do adolescente, capas de cadernos comemorativas da luta contra Aids, agendas e panfletos informativos  com mensagens de prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis e uso da camisinha.
 
O coordenador do Programa Municipal de DST, Aids e Hepatites Virais, Andrey Lemos reforça que o bate-papo com a juventude é uma ação fundamental. “Assim formamos cidadãos esclarecidos e conscientes do risco real que é uma relação sexual desprotegida e as Doenças Sexualmente Transmissíveis. Acima de tudo, estimulamos os jovens a enfrentar o tabu e os preconceitos. Hoje, muitas das DST’s têm cura e tratamento. A Aids embora não tenha cura, tem tratamento e não há motivo para pânico ou preconceito, a pessoa deve se amar e cuidar da saúde”, explicou.
 
Testes Rápidos
 
Durante os debates, os técnicos da SMS esclareceram que a PMA mantém o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). O serviço está localizado no Centro de Especialidades Médicas (Cemar), do bairro Siqueira Campos, e permanece em funcionamento de segunda a sexta-feira das 7h às 17h, disponível para todos os cidadãos que desejam fazer o teste. Para acessar o serviço é apenas necessário ter em mãos o numero do Cartão SUS e um documento de identificação como CPF ou RG. Lá são disponibilizados testes para HIV, sífilis e hepatites B e C.
 
Ações pelo o Dia Mundial de Luta Contra Aids seguem acontecendo na capital sergipana.
 
Confira a Programação:
 
25/11/2012 – 8h às 12h - Testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C no Sest/Senat;
 
27/11/2012 – 8h às 12h - Testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C na USF Onézimo Pinto;
 
28/11/2012 – 8h às 17h - Encontro sobre o Enfrentamento da Feminização da Epidemia do HIV/Aids;
 
29/11/2012 – 14h às 17h - Programa Geração Sem Aids na Emef José Conrado de Araújo;
 
1/12/2012 – 20h às 22h - Panfletagem na Passarela do Caranguejo;
 
5/12/2012 – 8h às 12h - Testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C na USF Carlos Hardmann
 
- 14h às 17h - Programa Geração Sem Aids na Emef Oviedo Teixeira;
 
7/12/2012 – 8h às 17h - Stand informativo no Aniversário do Caps Primavera;
 
11/12/2012 – 8h às 12h - Testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C na Emsurb.

Assessoria de Comunicação

Enquete


Categorias

Arquivos