Coluna Primeira Mão - Política e Economia

Proinveste é prorrogado por causa de indefinições em SE, AL e DF

O Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e Distrito Federal (Proinveste), que vai emprestar R$ 20 bilhões para os Estados e Distrito Federal, deve ser prorrogado pelo governo federal. O prazo final de contratação dos recursos pelos bancos públicos BNDES, Banco do Brasil e Caixa, terminaria ontem. A informação foi publicada com exclusividade no Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor.  Fontes do governo, porém, informaram que não foi possível fechar contratações de empréstimos em alguns Estados, como Sergipe, Alagoas e o próprio DF, o que vai levar a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) a estender o prazo. O Tesouro está avaliando por quanto tempo o programa será estendido. Calcula-se que será prorrogado por mais dois ou três meses.



MPF/SE: sentença obriga órgãos a recuperar área degradada 1

Atendendo a pedido do Ministério Público Federal em Sergipe (MPF), a Justiça Federal determinou que a União, o Município de Aracaju e a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) reparem uma área de preservação permanente localizada na margem do rio Poxim. De acordo com a decisão, os réus devem apresentar à Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), no prazo de 30 dias, um projeto de recuperação de área degradada (PRAD). Caso seja necessário, os órgãos terão 10 dias para realizar as modificações sugeridas pela Adema para, em seguida, executar o PRAD.


MPF/SE: sentença obriga órgãos a recuperar área degradada 2

Uma casa de alvenaria foi erguida na rua Alu Campos, na margem do rio Poxim, no bairro Farolândia, em Aracaju, sem autorização dos órgãos competentes. A casa era usada para guarda de equipamentos de pesca e depois foi abandonada. A casa já foi demolida pelo responsável pelo imóvel. Segundo o procurador da República que assina a ação, Rômulo Almeida, os réus permitiram a ocupação da área de preservação e, mesmo constatando a situação irregular (como foi informado em ofícios ao MPF), não adotaram as providências exigidas para a recuperação do meio ambiente, que deverão ser tomadas agora, após a condenação judicial. Os réus ainda podem recorrer da decisão.


Fortur será realizado em Canindé de São Francisco

 

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) anunciou que vai realizar nesta sexta-feira, 01 de fevereiro, mais uma reunião do Fórum Estadual de Turismo de Sergipe (Fortur), que será realizado no município do Canindé de São Francisco. Na 26ª edição do Fortur, além de Canindé, cidade anfitriã e parceira neste evento, os municípios que compõem o Polo Velho Chico também foram convidados a fazerem parte das discussões do Fórum, que terá o objetivo de realizar, através do Prodetur, Oficinas Públicas para apresentação e revisão dos Planos de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS). O Fortur vai acontecer no Hotel Águas de Xingó, em Canindé do São Francisco, a partir das 13h.

Heleno apoiará luta dos irrigantes do Califórnia

Os irrigantes do projeto Califórnia no município de Canindé de São Francisco estiveram nesta quarta-feira (30), reunidos com prefeito Heleno Silva. Eles foram pedir ajuda para solucionar os problemas que atualmente está sendo enfrentado por todos. A pauta de reivindicação deles está composta por limpeza das barragens e canais, limpeza dos crives, número maior de “bombeiros”, reforma de canais, maior proteção e segurança nas estações de bombeamentos, acabar com o desvio de água para lotes sequeiros e acabar com os vazamentos nas redes de distribuição de água.


Projeto Califórnia está na UTI, diz irrigante

Segundo o irrigante, senhor Manuca “o projeto Califórnia está na UTI”. Isto acontece porque já se passaram 29 anos desde a construção do projeto e nenhuma reforma foi feito, o que estaria contribuindo para que os problemas se avolumassem. A Coidro não foi poupada de criticas, pois segundo os presentes na reunião, o governo do estado não vem dando importância a situação atual de Canindé. Durante o encontro o prefeito Heleno Silva disse que “os problemas dos irrigantes também são problemas meus, e vamos lutar juntos para que possamos solucionar cada um deles. Em seguida ele manteve contato telefônico com o secretário de agricultura do estado, Zezinho Sobral e marcou uma reunião para a segunda-feira (04), às 10h da manhã em Aracaju. Estará presente, além do prefeito, representantes do todos os 7 perímetros irrigados.


Sergipe Contemporâneo terá lançamento nesta quinta 1

É aguardado com ansiedade o lançamento do livro Economia Sergipana Contemporânea (1970-2010) do professor e assessor econômico do Governo de Sergipe, Ricardo Lacerda, hoje às 19 horas no Museu da Gente Sergipana. Edição conjunta da Editora Diário Oficial e da Editora UFS, a obra faz um amplo panorama da economia sergipana e vai se tornar de leitura obrigatória para aqueles que se interessam por entender as transformações na economia sergipana no período.

 


Sergipe Contemporâneo terá lançamento nesta quinta 2

 

O livro tem apresentação do Governador Marcelo Déda, que estimulou o autor a registrar em livro as análises que o autor elaborou sobre as diversas facetas da economia sergipana, desde os novos investimentos em petróleo e fertilizantes até as transformações na economia agrícola, com a expansão da pecuária leiteira e da produção do milho. A publicação traz também um conjunto amplo de indicadores econômicos e sociais de Sergipe. O Governador apreciou tanto o trabalho que entregou um exemplar à Presidente Dilma Rousseff durante a sua visita a Sergipe nessa semana. O prof. Josué Modesto elaborou um alentado prefácio sobre a obra.

 


Coral Vozes do Banese define temporada 2013

 

O Coral Vozes do Banese vai se reunir na próxima segunda-feira, 4, para começar a definir as suas atividades no primeiro semestre de 2013. Patrocinado pelo Banese, o coral é constituído por um grupo de funcionários ativos do Banco, aposentados e dependentes, além de funcionários do Banese Card. O grupo, além de se apresentar na rede de agências do Banese, tem tido participações marcantes em eventos locais e em outros Estados.

 

Corregedora Geral da Defensoria Pública será empossada nesta sexta-feira

A defensora pública, Isabelle Silva Peixoto, tomará posse nesta sexta-feira, 1º, no cargo de Corregedora-Geral da Defensoria Pública do Estado de Sergipe em solenidade a ser realizada às 11 horas na Central de Atendimento Defensora Diva Costa Lima, na Travessa João Francisco da Silveira, 94 - continuação da Avenida Barão de Maruim, Centro. Reeleita através de votação unânime dos membros presentes do Conselho Superior da instituição e escolhida pelo defensor geral, Raimundo Veiga, Isabelle Peixoto assumirá o mandato para o biênio 2013/2014.

 

 

 
 
 
 

Max Prejuízo reivindica segurança para o Augusto Franco

O vereador Max Prejuízo (PSB) reuniu-se com o comandante geral da Polícia Militar de Sergipe, coronel Maurício da Cunha Iunes, e lhe pediu apoio da PM para fazer a segurança do folião no Bloco Galo do Augusto Franco e voltou a reivindicar uma maior segurança para os moradores do conjunto. "É grande o número de assaltos e também de homicídios. O conjunto cresceu, a população e seu comércio também, o que tem atraído a atenção dos marginais. Precisamos que a segurança acompanhe o crescimento do conjunto", explicou Max. O coronel Iunes afirmou que a Polícia Militar de Sergipe dará todo o suporte à festa momesca, para que tudo ocorra com total segurança. Quanto ao policiamento no AF, o coronel Iunes informou que estão aumentando a frota e mais uma viatura será destinada para a região, além de aumentar o reforço do Getam - Grupamento Tático de Motos. "Um dos maiores problemas do Augusto Franco, como também da Coroa do Meio, são as drogas", lamentou Iunes.


Balanço; Feira de Sergipe gera mais de cinco milhões

 

Cerca de 100 mil pessoas visitaram os estandes da Feira de Sergipe armados na Praça de Eventos da Orla. A intensa programação, com apresentações de bandas locais, grupos folclóricos e manifestações culturais, envolveu 1200 participantes. Vale destacar a grande variedade de artesanato e comidas típicas, que agradaram sergipanos e turistas durante os treze dias de realização. Conforme explicou o superintendente do Sebrae/SE, Lauro Vasconcelos, a Feira tem como objetivo valorizar os pequenos negócios, artesanato e a cultura sergipana, proporcionando oportunidade para divulgação e conquista de novos mercados. “Com a presença de milhares de turistas em Aracaju durante o período de alta estação, a Feira se torna uma grande vitrine da nossa cultura, oferecendo entretenimento e oportunidade de negócios”, afirma Lauro Vasconcelos. O Superintendente disse que um evento do porte da Feira de Sergipe proporciona no seu entorno oportunidade também para centenas de pessoas que trabalham com segurança, receptivo, transporte, restaurantes, hospedagem além de outras atividades. Diretamente os expositores geraram ocupação temporária para cerca de 300 pessoas.

Fies atualiza cadastro empresarial

A Federação das Indústrias do Estado de Sergipe - FIES, através do seu Núcleo de Informações Econômicas - NIE, lançou recentemente o Cadastro Industrial de Sergipe, mas não foi possível obter os dados de todas as indústrias sergipanas. Tendo em vista a grande procura diária que a FIES recebe, através de e-mail e telefone, por indústrias sergipanas que possam ser fornecedoras/parceiras, este cadastro se torna uma grande oportunidade para que as empresas do Setor Industrial de Sergipe, possam ampliar seus negócios. Sendo assim, as Fies solicita aos empresários que visitem o site www.fies.org.br, verifiquem se sua empresa consta no cadastro e se as informações estão corretas. Caso não esteja, ele devem atualizar as informações. Dúvidas podem ser tiradas pelos telefones (79) 3226-7464 / 7418.


Sergipe sedia encontro de presidentes dos CREAS do NE


Tem início nesta sexta-feira (1), o 1º Fórum de 2013 do Colégio de Presidentes (CP) dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia do Nordeste. O Crea-SE é o anfitrião do encontro, que tem por objetivo discutir assuntos de interesse da categoria e que impactam a sociedade. Para o engenheiro civil, Jorge Roberto Silveira, presidente do Crea-SE e coordenador do CP: “esse Fórum assumiu um papel político muito importante por dar mais visibilidade às questões pertinentes ao Nordeste, além de contribuir para a consolidação do posicionamento dos Creas em nível federal”.

 

 

 

Deixe um comentário

Seu nome (Necessário)
Seu E-mail (Necessário - Não será exibido)
Seu comentário
Código da imagem:

Enquete


Categorias

Arquivos