Coluna Primeira Mão

ACF Sobrinho é pré-candidato a deputado estadual

Questionado sobre as eleições 2014, ACF Sobrinho confirma sua pré-candidatura a Assembleia Legislativa. “Reafirmo que sou pré-candidato a deputado estadual em 2014, pois represento um agrupamento político que tem como liderança maior o ex-deputado estadual Marcos Franco e o governador em exercício Jackson Barreto”
. Assim o ex-prefeito deixou claro que não houve a desistência que andaram propagando por aí.


Com emenda de Laércio Oliveira, Socorro recebe 16 tratores e caminhões


A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro recebeu dezesseis tratores e caminhões. A compra dos equipamentos foi possível graças a emenda do deputado federal Laércio Oliveira (Solidariedade) no valor de R$ 3 milhões. São cinco caminhões tipo caçamba, quatro caminhões para carga, duas motoniveladoras, cinco tratores, sendo uma patrol, duas pás carregadoras e duas retroescavadeiras foram entregues à população. Esses equipamentos serão utilizados tanto para a manutenção de todas as estradas vicinais, quanto no incentivo à agricultura no município. As atividades desenvolvidas pelos agricultores serão potencializados, melhorando a produção.


Prazo para indicação de Emendas Parlamentares termina quinta-feira 1


Passado o período crítico de observação de seu filho, Yago Moura, que não se encontra mais na Unidade de Terapia intensiva (UTI) do Hospital Primavera, o deputado federal André Moura foi até Brasília apresentar as suas Emendas Parlamentares a fim de beneficiar diversos municípios sergipanos, pois na quinta-feira (28) encerra-se o período de indicação pelos deputados na Câmara. Atendendo distintas áreas, para 2014 André Moura indicará suas emendas individuais com destino às obras de modernização e desenvolvimento dos municípios de Sergipe, bem como para a saúde, mobilidade urbana e áreas de lazer, como a arborização e construção de praças. A maior emenda, que é a de bancada, será destinada ao Instituto Federal de Sergipe (IFS), conforme compromisso anunciado em outubro.


Prazo para indicação de Emendas Parlamentares termina quinta-feira 2


Atualmente, as principais obras executadas pelos municípios são com recursos oriundos das Emendas Parlamentares, uma vez que o Governo Federal é responsável por uma carga tributária que ultrapassa os 25% do Produto Interno Bruto (PIB) e repassa apenas uma pequena parte como Fundo de Participação Municipal, o que é uma política equivocada urgindo, para o deputado, a criação de um novo Pacto Federativo, uma vez que é nos municípios que as políticas públicas são realizadas e onde as pessoas moram. "Por isso defendemos que o repasse do FPM seja de 2% da arrecadação para evitar que essa prática republicana de deixar os prefeitos com pires nas mãos, dependendo dos recursos de Brasília, se modifique e eles tenham mais autonomia para sua gestão", defende. A PEC do Orçamento Impositivo, incluída na LDO, também determina que 50% das emendas parlamentares sejam destinadas para a área da saúde. "Com o orçamento impositivo, a liberação das Emendas fica acima dos interesses dos partidos, acaba com a subserviência e a troca de favores com o Executivo Federal, pois este fica obrigado a atender a indicação, desde que os municípios estejam com todas as certidões negativas necessárias", esclarece Moura.


“O PSB está preparado para governar o país”, diz Max Prejuízo


“Eduardo Campos tem sido uma grande revelação da política brasileira. Para se ter uma ideia, conseguiu a sua reeleição para governador de Pernambuco com 88% de votação. Tenho o maior respeito pelas políticas de inclusão do PT, mas chegou o momento de termos novas possibilidades e o PSB está preparado para governar este país”, disse o vereador Max Prejuízo (PSB), na manhã de ontem, durante o Pequeno expediente na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). O parlamentar lembrou que na última sexta-feira Eduardo Campos recebeu o título de Cidadão Sergipano, evento que contou com a presença de várias forças políticas, “entre elas o nosso grande líder, o senador Valadares”, disse Max. “O PSB hoje governa cinco estados e várias prefeituras neste país e é uma unanimidade no aspecto de linha política e ideológica de seriedade, compromisso e transparência com a população”, afirmou o vereador, citando como exemplo Miguel Arraes, avô de Eduardo Campo e que foi, por três vezes, governador de Pernambuco.


Jackson recebe representantes da Associação de Bares e Restaurantes


O governador em exercício, Jackson Barreto recebeu, ontem, representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), seccional de Sergipe, que apresentaram um pleito no sentido de buscarem a redução da alíquota de ICMS (de 6% para 2%) nas suas atividades, a exemplo do que ocorre em alguns estados brasileiros, e também para a não incidência do imposto no percentual da gorjeta. O encontro ocorreu no Palácio de Veraneio, contando com a presença do secretário de Estado do turismo, Elber Batalha Filho. “Esta é uma proposta que será analisada, visto que em alguns estados esta alíquota é maior e em outros é menor. Vou analisar de acordo com as condições do Estado, já que não podemos, em hipótese alguma, promover a renúncia de receita nesse momento, onde passamos por muitas dificuldades e implementamos medidas justamente para ampliar as receitas para corresponder aos compromissos que a administração mantém. Os representantes da Abrasel estão corretos em buscar a defesa do seu segmento, mas, como governador, tenho que ter uma visão do Estado como um todo”, detalhou Jackson Barreto, ao afirmar que esta ação também será submetida à análise do corpo técnico da Seplag e da Sefaz.


Reitor da UFS inaugura climatização de salas de aula hoje


O reitor da Universidade Federal de Sergipe, professor Angelo Roberto Antoniolli, inaugura nesta quarta-feira as reformas realizadas em salas de aula dos prédios de didática do Campus de São Cristóvão (Rosa Elze) e o sistema de climatização desses mesmos ambientes. “Era uma reinvindicação antiga dos estudantes e que somente agora está acontecendo”, diz. O ato faz parte das comemorações do primeiro ano de gestão Angelo/André Maurício (vice), que já contou com palestra do ex-ministro Carlos Britto, do STF, e eventos em Laranjeiras e Lagarto. Na quinta-feira acontecerá visita a obras no Campus de Aracaju (Hospital Universitário). A vez de Itabaiana será sexta-feira.


Audiência com governador - Oficiais da PM buscam reestruturação da carreira 1


O governador em exercício, Jackson Barreto, recebeu uma comissão de oficiais da Polícia Militar, composta por aspirantes, segundos-tenentes e primeiros tenentes, que apresentaram uma proposta de reestruturação para reverter a situação de insegurança hierárquica com a ausência de vagas para promoção para os postos intermediários do oficialato (QOPM), que vem se mantendo há cerca de 19 anos. Também acompanharam a audiência o comandante Geral da Política Militar, coronel Maurício Iunes, e o comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), tenente-coronel Júlio César Menezes. O ato ocorreu no Palácio de Veraneio.


Audiência com governador - Oficiais da PM buscam reestruturação da carreira 2


A comissão fez uma explanação sobre a situação no quadro hierárquico que inviabiliza as promoções e, sobretudo, apontou alternativas para que a solução seja encaminhada sem comprometer ainda mais o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) que define os gastos com pessoal. “Ouvimos atentamente todas as explicações e argumentações dos oficiais e vamos encaminhar o que nos foi apresentado para uma análise na Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão e na Secretaria da Fazenda. Assim que tivermos uma definição, voltaremos a nos reunir para discuti-la”, afirmou o governador em exercício, Jackson Barreto, que recebeu a referida proposta das mãos do comandante da PM.


Projeto de Valadares que determina prazo de 24 horas para apresentação de preso à Justiça é aprovado na CAE


A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou o Projeto de Lei do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), que define um prazo de 24 horas para a apresentação do preso à autoridade judicial, depois de efetivada sua prisão em flagrante. O PLS nº 554 de 2011 propõe como parâmetro o mesmo lapso temporal para apresentação pessoal do preso perante a autoridade judiciária. A lei processual penal já determina o envio do auto de prisão em flagrante em até 24 horas depois de efetivada a prisão. “Essa definição de tempo é necessária para que o preso tenha a sua integridade física e psíquica resguardadas, bem como para prevenir atos de tortura de qualquer natureza possibilitando o controle efetivo da legalidade da prisão pelo Poder Judiciário”, justificou. O relator, senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) se manifestou favorável ao projeto. “O projeto é resultado de diálogos com o Ministério da Justiça, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e organizações de direitos humanos da sociedade civil”, explicou.


Venâncio culpa Governo do Estado pela crise na citricultura

O deputado estadual Venâncio Fonseca (PP), líder da oposição na Assembleia Legislativa de Sergipe, criticou o que ele entende por descaso do governo do Estado com a citricultura do Estado. O parlamentar revelou muitas pessoas vivem em condição de miséria no município de Boquim e lamentou que um dos municípios mais fortes economicamente hoje sofra com uma realidade tão decadente. Venâncio também destacou os tempos áureos da tradicional Festa da Laranja. “Boquim, a terra da laranja, já foi responsável pela geração de mais de 100 mil empregos naquela região e as pessoas tinham uma qualidade de vida excelente. Quem ontem tinha oportunidade de colocar seus filhos em colégios de Aracaju, hoje teve que leva-los de volta para o interior porque não têm mais condições de pagar. A realidade de Boquim, hoje, é de cortar o coração. O povo empobreceu ao ponto da gente encontrar miseráveis perambulando pelo município”, desabafou Venâncio Fonseca, que é filho de Boquim.

Maria Mendonça lembra Dia Estadual de Prevenção ao Câncer Infanto-juvenil

A deputada estadual Maria Mendonça usou a tribuna nesta quarta-feira, 27, para destacar o Dia Estadual de Prevenção ao Câncer Infanto-juvenil e lembrar que a data atende a uma propositura de sua autoria, lei aprovada em 2011. “A intenção foi contribuir com o despertar das pessoas. É importante que a sociedade passe a refletir, é muito importante essa reflexão”, disse. Maria Mendonça chama a atenção para um problema que atinge uma parcela significativa das crianças brasileiras e afeta parte da população infantil de Sergipe. “As pessoas precisam ficar atentas aos sintomas da doença, porque os sintomas são confundidos com o de outras enfermidades menos graves. Setenta por cento dos casos (de câncer em crianças) são resolvidos com a descoberta dos sintomas”, observou.

Deixe um comentário

Seu nome (Necessário)
Seu E-mail (Necessário - Não será exibido)
Seu comentário
Código da imagem:

Enquete


Categorias

Arquivos