Prefeito busca desenvolvimento de ações através de experiência britânica

29/05/2014 11:19:36 por Kleber Santos em Política

O prefeito de Aracaju, João Alves Filho, está em Londres, no Reino Unido, participando da missão técnica do projeto "Aperfeiçoando as Parcerias Público-Privadas (PPPs) no Brasil", patrocinado pela Embaixada Britânica e implementado pela LSE Enterprise e pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fespsp). Ontem, durante o primeiro dia de atividades, o prefeito participou de diversas palestras.

O dia foi de aulas com professores da London School of Economics and Political Science (LSE), que é um centro mundial de excelência, reconhecido por suas pesquisas e pelo ensino que abrange todas as áreas das ciências sociais, políticas e econômicas. Houve palestra do professor Julius Sem, sobre a Política Estratégica na Seleção de Projetos de Parceria Público-Privada, e do diretor da Greater Manchester Waste Disposal Authority, Neil Swannick. Swannick falou sobre Gestão de Lixo e Reciclagem da Grande Manchester, e destacou a importância da colaboração da população para o sucesso do projeto.

O prefeito de Aracaju foi acompanhado pelos secretários municipais Marlene Calumby (Governo), Igor Albuquerque (Planejamento), Luciano Paz (Fazenda), Carlos Pinna Júnior (Procuradoria), além do vereador Agnaldo, e o presidente da Associação Sergipana de Empresários de Obras Públicas e Privadas, Luciano Barreto. Também participam do evento representantes dos Estados da Bahia, Alagoas, Ceará e Minas Gerais. O evento segue até sexta-feira, 30 de maio.  

Para o prefeito João Alves a viagem a Londres tem servido de comprovação que as PPPs hoje representam soluções para inúmeros entraves da administração pública. "Um país do porte da Inglaterra faz uso desses instrumentos com grande eficiência e esse exemplo deve ser seguido, claro, adaptando-se à nossa realidade. O que nos tem sido mostrado nessa viagem, nos dará condições de pensarmos, em um futuro próximo, em colocar em prática muito do que aqui é aplicado, o que representa uma melhora considerável no andamento da nossa gestão", frisou João Alves. 

Acompanhando o prefeito, Carlos Pinna Júnior considera a missão técnica uma experiência de extrema importância. "O Reino Unido tem se destacado na utilização de PPP's há décadas, com resultados exitosos. Essa missão é voltada, especificamente, para as capitais nordestinas, para que conheçam as experiências e captem investidores. Nossa pretensão é também nos espelharmos no modelo conceitual de contratos utilizados aqui, logicamente que adaptados à legislação brasileira, mas com a mesma filosofia de resultado. Estivemos no Tesouro Britânico, uma das mais respeitadas instituições mundiais, e que possui um departamento voltado especificamente para PPP's. Foi uma visita de altíssimo nível", ponderou o procurador-geral de Aracaju.

No decorrer da viagem, João Alves ainda irá obter experiências nas áreas de transporte e mobilidade urbana, saúde, escolas e serviços urbanos locais. De acordo com o documento emitido pelos responsáveis pelo evento, o conhecimento adquirido pelo país europeu pode ajudar o Brasil na implementação de políticas públicas eficientes. O projeto objetiva o encorajamento da economia brasileira para o crescimento permanente, através da melhoria do ambiente de negócios e eficiência do setor público.

Da assessoria
Foto: Prefeitura de Salvador/Facebook

Deixe um comentário

Seu nome (Necessário)
Seu E-mail (Necessário - Não será exibido)
Seu comentário
Código da imagem:

Enquete


Categorias

Arquivos