Livro e exposição de Nailson Moura marcam 40 anos de arte de Antônio da Cruz

29/05/2014 11:50:57 por Kleber Santos em Variedades

A exposição é composta de 27 de fotos seqüenciais e ficará disponível à visitação até o dia 14 de junho, na Galeria Álvaro Santos, localizada na praça Olímpio campos, Centro de Aracaju


A noite da última terça-feira, 27, marcou a celebração dos 40 anos de carreira do artista maruinense Antônio da Cruz, em uma solenidade bastante prestigiada na Galeria Álvaro Santos, em Aracaju. Na ocasião foram lançados o livro “Crônicas de Ateliê” e a exposição “Narrativas Imagéticas”, inspirados no processo criativo e artesanal do trabalho de Cruz. Os dois projetos levam a assinatura do fotógrafo Nailson Moura.

O homenageado disse que ficou muito satisfeito com o resultado final e exalta a iniciativa de Nailson. “Vários artistas têm suas imagens diretamente associadas aos seus trabalhos, como atores, cantores, cineastas. O artista plástico, não. O público tem contato com as telas, as esculturas e as instalações, mas não reconhecem a imagem de quem as produziu. O que o livro e a exposição pretendem é lançar esse olhar sobre o ser humano por trás da arte, o que é muito bom”.

Cruz mostrou-se muito emocionado com a presença de muitos amigos e admiradores na noite do lançamento, entre eles, a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino. “Trata-se de um belo trabalho do Nailson Moura, à altura do que a obra de Cruz significa para as artes visuais em Sergipe, e é uma grande oportunidade para que estudantes e entusiastas da cultura sergipana possam conhecer mais sobre a produção desse grande artista”, falou Eloísa.

Nailson contou que foi um prazer imenso realizar esse trabalho. “Fiz o convite a Cruz e ele prontamente aceitou. Assim que entrei pela primeira vez no ateliê dele, fiquei surpreso com aquele ambiente que logo me remeteu à Idade Média, por isso minha opção de utilizar pouca luz nas fotos”, explicou.

A exposição é composta de 27 de fotos seqüenciais e ficará disponível à visitação até o dia 14 de junho, na Galeria Álvaro Santos, localizada na praça Olímpio campos, Centro de Aracaju. 

Sobre o fotógrafo

Nailson Moura é sertanejo, beradeiro, nascido, no alto sertão sergipano, na bela cidade de Gararu, às margens do Velho Chico. Sua iniciação em fotografia deu-se em 2008. Conheceu as técnicas em curso básico na Escola Focus de São Paulo e aprimorou seus conhecimentos na literatura específica.

Sobre o homenageado

Antônio da Cruz nasceu em Maruim, mas vive em Aracaju. Fez diversas exposições e tem obras em alguns lugares públicos; é um dos coordenadores do Fórum Permanente de Artes Visuais de Sergipe. Militando ativamente há quase quarenta anos na área, desenvolve livremente pesquisas sobre as artes visuais em Sergipe; foi diretor da Associação Sergipana dos Artistas Plásticos, ASAP; e da Galeria de Arte Álvaro Santos.

Da assessoria
Foto: Fabiana Costa/Ascom/Secult   

Deixe um comentário

Seu nome (Necessário)
Seu E-mail (Necessário - Não será exibido)
Seu comentário
Código da imagem:

Enquete


Categorias

Arquivos