Coluna Primeira Mão

Todos os ocupantes de CCs do Estado serão exonerados nesta 2ª feira


Todos os mais de mil ocupantes de cargos comissionados e não efetivos do quadro de pessoal do Governo de Sergipe serão exonerados a partir desta segunda feira e logo depois caberá aos secretários apresentar uma lista com os nomes daqueles estritamente necessários para que retomem as suas atividades regulares. A figura do adjunto, o sucessor natural do ocupante de Secretaria, será extinta, mas será substituída pela do Secretário Executivo que funcionará nas maiores Secretarias e não se fará presente nas menores pastas. Serão adotados cortes no uso de veículos, telefone, combustíveis etc. O anúncio foi feito pelo governador Jackson Barreto durante reunião-almoço com os parlamentares estaduais da base aliada, na sexta-feira passada, 28, no Palácio de Veraneio. Nesta segunda-feira, as informações mais detalhadas serão tornadas públicas, depois da reunião que o governador Jackson Barreto manterá com o secretariado, às 15h30, no Palácio de Despachos, quando também o Governo definirá o encaminhamento à Assembléia Legislativa de Sergipe projeto de lei propondo a redução da máquina do Estado. Serão indicadas as extinções e fusões de Secretarias e Subsecretarias. O desejo de encaminhar o projeto de reordenamento do Estado nesta semana se fortaleceu por causa do recesso parlamentar que será adotado pela Alese a partir da segunda quinzena de dezembro.

Reforma do Estado de SE reduzirá Secretarias de 25 para 15

Todas as quatro atuais Subsecretarias serão extintas e outras 10 do quadro de Secretarias estaduais,. Sabe-se que a pasta da Inclusão Social vai abrigar as atividades das Secretarias do Trabalho, Mulher e Direitos Humanos, que serão extintas. É pensamento do governo ainda extinguir a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e anexar as suas atividades à de Infraestrutura, hoje comandada por Valmor Barbosa. Também informou que há grande possibilidade de extinção das pastas do Esporte e Lazer e Turismo e a fusão de suas atividades na pasta da Cultura. A Secretaria do Meio Ambiente sobreviveria. Políticos governistas informaram à coluna que o governador Jackson Barreto demonstra contrariedade com as exonerações que terá que fazer e deixou claro, na reunião de sexta-feira, que “lamentavelmente, é a saída que temos que buscar”.

Governador defende preservação da Secretaria do Meio Ambiente

Havia uma pretensão de segmentos do governo de acabar de vez com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). Mas o governador, numa das reuniões de semana passada disse que não faria isso, pois a questão ambiental mobiliza muita gente em todo o mundo não é à-tia, mas sim porque trata-se de algo muito importante para as atuais e futuras gerações. E assim, a Semarh foi salva.


Quatro empresas estaduais serão extintas e outras quatro sobreviverão

Consultados na manhã deste domingo, dois deputados estaduais da base governistas garantiram que a redução do Estado, como deseja o governador Jackson Barreto (PMDB), para reduzir gastos, vai implicar na extinção das estatais Emgetis, Cehop, Cohidro e Pronese. Sobreviverão a Emdagro, Banese, Deso e Codise.

Sergipe já está atingindo o limite legal da LRF

O governo federal abriu o caminho para promover a renegociação das dívidas estaduais e com isso surgiu uma nova dor de cabeça para os governadores eleitos ou reeleitos que assumirão seus mandatos nos Estados em 2015, no caso a folha de pagamento. As despesas com o funcionalismo vêm subindo nos últimos cinco ou seis anos, e já atingiram o limite legal em oito Estados, entre os quais Sergipe, Alagoas e Piaui.. Quando as despesas ultrapassam o limite de 46,55% da receita, os governadores ficam impedidos de dar reajustes e criar cargos, além de ter problemas para conseguir empréstimos. Se passarem de 49% e reincidirem, eles serão proibidos de receber transferências da União. Por conta disso, o governador Jackson Barreto (PMDB) trabalha a ideia de cortar os gastos da folha, inclusive reduzindo os cargos comissionados, os chamados CCs.

Rogério x Eliane - Grupos petistas provocam-se no dia a dia pós-eleitoral


Há um clima de ranço pós-eleitoral dentro do PT de Sergipe ainda muito forte. Os petistas ligados à ex-primeira dama Eliane Aquino dizem que “se ela fosse a candidata ao Senado pela coligação comandada pelo pemeedebista Jackson Barreto, estaria eleita”. Os seguidores do deputado federal Rogério Carvalho, candidato a senador que perdeu por poucos votos para a senadora Maria do Carmo (DEM), respondem fustigando um papo que os Elianistas não gostam de ouvir: “se ela era tão forte assim, por que não reelegeu Márcio Macedo deputado federal e não elegeu Conceição Vieira e Silvio Santos deputado estadual?” Márcio, Conceição e Sílvio foram apoiados pela ex-primeira dama.

Valadares Filho diz que PSB continuará com Jackson Barreto


“Entendemos e agradecemos os destaques que os políticos da oposição têm nos dado, mas o PSB é um partido da base governista de Jackson Barreto (PMDB) e pretende continuar como tal. A oposição faz o papel dela, tentando nos atrair. Mas posso adiantar que isso não vai nos induzir a deixar o nosso grupamento no qual temos o vice-governador Belivaldo Chagas”. O comentário é do presidente estadual do PSB, deputado federal Valadares Filho, e foi feito quando questionado sobre os elogios que o PSB e o seu pai, o senador Antônio Carlos Valadares, vem recebendo com frequência do prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), seu vice, José Carlos Machado (PSDB) e os irmãos Eduardo e Edvan Amorim (PSC).

Itabaiana já está com a campanha para 2016 nas ruas, no rádio e na internet

Em todos os municípios sergipanos há um sentimento claro de que a eleição de 2016 já bate à porta e que o ano de 2015 será o março zero (ponto de partida) do enfrentamento entre os grupos. Em Aracaju, há uma série de nomes já postos para as avaliações internas dos partidos e em busca da simpatia do eleitorado, a exemplo de Valadares Filho (`PSB), Rogério Carvalho (PT), Mendonça Prado (DEM, mas já com um pé fora), Robson Viana (PMDB), Eliane Aquino (PT) etc. Mas em Itabaiana, já há clima de campanha. Aliás, o município vive permanentemente em disputa entre os grupos de Maria/Valmir/Amorim (PSC) e Luciano Bispo/JB. Se no dia a dia da cidade, há atritos com muita frequência nas ruas do município, a campanha se apresenta mais quente ainda nas emissoras de rádio e na internet, onde os itabaianenses promovem bate bocas digitais diuturnamente.


Luciano Bispo: “Valmir que aparecer as minhas custas”

Ao ser questionado sobre as declarações do prefeito de Itabaiana, acusando-o de ter deixado débitos na Prefeitura de Itabaiana, o Deputado Estadual, eleito, Luciano Bispo (PMDB) respondeu de forma enfática, “O que esse rapaz quer é aparecer, e tenta fazer isso usando meu nome. A eleição para Prefeito será apenas em 2016 e ele cuide de realizar as obras que nós deixamos os recursos em caixa para os itabaianenses julgarem seu mandato”. Falou Luciano. Sobre as dívidas com o INSS, o deputado estadual faz um questionamento ao atual Prefeito, “ele tem coragem de dizer que Maria Mendonça também é caloteira. Pois ela deixou dívidas com o INSS e nós, em nenhum momento ficamos chorando na imprensa. Vá trabalhar Valmir”! Recomendou o deputado estadual. E finalizou se solidarizando com o Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Itabaiana, “Um absurdo, vermos um Prefeito, que precisa ter equilíbrio, empurrando e expulsando de uma repartição pública o Presidente do Sindicato. Entendo que as Centrais Sindicais precisam reagir, de forma dura a esse ato de violência. Já pensou se isso virar moda e quem duvidar, busque o vídeo que está circulando na internet, onde ele empurrar o rapaz”. Conclui Luciano Bispo.

Iran volta a cobrar do Executivo a construção do Plano Municipal de Educação


O vereador Iran Barbosa (PT) reiterou, na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju, na quinta-feira (27), pedido para que o Executivo da Capital deflagre, imediatamente, o processo de discussão para elaboração do seu Plano Municipal de Educação (PME). No intuito de dar início ao debate, o petista teve requerimento aprovado na Casa, no dia 15/10, que determina a realização, ainda no mês de dezembro, de um seminário, a ser promovido pelo Legislativo municipal, sob a coordenação da Comissão de Educação, Cultura e Esporte daquele Poder, com a participação da Escola do Legislativo Municipal, cujo tema será “Plano Municipal de Educação de Aracaju – A Lei como Instrumento de Garantia e Ampliação de Direitos” Iran Barbosa disse ainda que “estou ultimando uma proposta preliminar para apresentar aos outros setores que estarão participando da organização deste seminário, mas quero reiterar o pedido de agilidade, por parte do Executivo Municipal, para que deflagre o processo de discussão do PME com envolvimento da população”, colocou.


Ato denunciará impactos do uso de agrotóxicos em SE

Movimentos sociais do campo e da cidade realizarão na próxima quarta-feira, dia 3/12, no Centro de Aracaju, um Ato Público de denúncia sobre os impactos e consequências do uso de agrotóxicos no Brasil. A concentração da atividade será às 8h, na Praça Fausto Cardoso, de onde os manifestantes saem em caminhada. Com este Ato Público, Aracaju se soma a outras capitais brasileiras e outros países no Dia Mundial do Não-Uso de Agrotóxicos. A data, 3 de outubro, foi estabelecida como forma de recordar as 30 mil pessoas falecidas em Bhopal, na Índia, em virtude do vazamento de 27 toneladas de um gás tóxico usado na fabricação de um praguicida.

PAC Cidades investirá R$ 11 milhões em S. Cristóvão


Haverá obras de restauração em bens da Praça São Francisco, em São Cristóvão, e do seu entorno, pelo PAC Cidades Históricas. Os projetos de restauração estão sendo licitados e alguns já se encontram em elaboração. Exatamente por ter um bem do patrimônio mundial, São Cristóvão vai receber estas obras. Só 44 cidades no B rasil foram selecionadas. O Convento São Francisco e o Museu de Arte Sacra, o sobrado do balcão corrido, a antiga Casa da Câmara e Cadeia, a prefeitura de São Cristóvão, a Igreja do Amparo, a igreja do Rosário, o prédio da estação ferroviária, a esplanada e a capelinha terão obras do Pacch, As obras devem começar em 2015. Algumas obras receberão apenas restauração artística e outros a sua totalidade. Os recursos totais previstos são da ordem de R$ 11 milhões. As verbas do PACCH são do Ministério do Planejamento.


João Alves doente - Pelo tom das informações divulgadas pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracaju, o quadro de saúde do prefeito João Alves Filho (DEM), que se submeteu a uma pequena cirurgia, não é nada grave. João vinha apresentando problemas na próstata.


Puro pessimismo -
Os grandes empresários da construção civil e até mesmo o sindicato dos trabalhadores avaliam que a proibição de construir prédios com m ais der 12 andares vai gerar 12 mil demissões no segmento econômico em Sergipe. Se isso vir a acontecer, seria péssimo para Sergipe.



Missa de ano -
Será celebrada nesta terça-feira, dia 2 de dezembro, a missa pela passagem do primeiro ano da morte do ex-governador Marcelo Déda (PT). O ato religioso acontecerá às 19h, na Igreja Jesus Ressuscitado.


Pirarucu em SE - Alguns criadores de peixe da região do São Francisco (Propriá e municípios vizinhos) estão promovendo a reprodução do pirarucu, peixe natural da região amazônica, e vendendo para outros estados do Nordeste e Centro-Oeste. Dizem ser um bom negócio.


Horário de funcionamento -
Atendendo a solicitação dos comerciantes que aproveitam o mês de dezembro para obter um maior faturamento nas vendas, a partir da próxima segunda-feira, 1° de dezembro, o Mercado Albano Franco volta a funcionar em seu horário normal, das 7h às 17h, com exceção do setor de carnes e pescados que nos dias de segunda recebem o serviço de lavagem no período da tarde.


Solidariedade a donos de bares - Entidades empresariais ligados ao segmento de turismo divulgaram manifesto na edição deste domingo do Jornal da Cidade anunciando solidariedade os proprietários dos 65 da orla marítima de Aracaju (Coroa do Meio, Aruana, Mosqueiro e Robalo) que perder seus estabelecimentos por conta de ação movida pelo Ministério Público Federal de Sergipe.

 

Deixe um comentário

Seu nome (Necessário)
Seu E-mail (Necessário - Não será exibido)
Seu comentário
Código da imagem:

Enquete


Categorias

Arquivos