Pista de atletismo da UFS promete revolucionar esporte em Sergipe

28/06/2015 10:20:54 por Eugênio Nascimento em Esportes

Uma pista de atletismo de alto rendimento certificadapela Associação Internacional de Federações de Atletismo(IAAF). É esta a obra que a Universidade Federal deSergipe (UFS) entregará nos próximos meses para apopulação sergipana.  Pública, sintética, com oito raias,desenvolvida com um moderno sistema de absorção deimpactos, extremamente durável, resistente à abrasão eao uso de sapatilhas, ela atenderá às necessidades dosatletas de alto rendimento de Sergipe. 

Com a promessa de revolucionar o atletismo sergipano, aobra está sendo construída pela empresa RecomaConstruções, Comércio e Indústria LTDA e está orçada em R$ 4.382.009,24. Os recursos para a construção da pistaforam disponibilizados por meio do deputado federalValadares Filho, que visitou a obra na manhã de hoje, 26,junto com o reitor da UFS, Angelo Antoniolli, e técnicos eassessores da UFS. 
Confira a galeria de imagens da visita. 
Para Valadares Filho, a obra é mais um fruto da suaparceria exitosa com a UFS. “Há cerca de dois anos,enquanto membro da Comissão de Esportes na Câmara dos Deputados, recebi do reitor Angelo Antoniolli estaproposta e me pus a pleitear o apoio do Ministério dos Esportes. Agora é uma questão de tempo para colhermos osresultados que irão fortalecer o esporte sergipano e, logicamente, o do Brasil”, lembra o deputado federal.

O reitor Angelo Antoniolli acredita que, para além da tecnologia empregada no projeto, é com a capacidade dosservidores e estudantes da UFS que a pista servirá plenamente a toda a comunidade. “Esperamos que estudantesdas escolas públicas, dentre tantos jovens sergipanos, tenham no esporte mais uma atividade onde eles seencontrem como cidadãos e se orgulhem do seu Estado”, afirma. 
Multidisciplinaridade

Na pista será possível que atletas sergipanos que realizam saltos, arremessos e corridas tenham condições de treinarcom excelência sem que precisem se deslocar para outros Estados. Depois de sua construção, o que deve acontecerem um prazo de 270 dias corridos, a pista da UFS estará apta para receber competições de grande porte e assimelevar o nome de Sergipe no cenário nacional. 

Além de atender aos desportistas da área e suprir uma demanda do esporte sergipano, a nova pista de atletismo seráutilizada pelos estudantes e docentes da UFS, que terão um espaço apropriado para desenvolver suas pesquisas etreinamentos. Concebido para ser utilizada como um grande espaço multidisciplinar de conhecimento, a pista iráservir às mais diversas áreas, a exemplo da Educação Física, Medicina, Fisioterapia e Nutrição. De acordo com o professor Raphael Fabrício de Souza, do Departamento de Educação Física, “a nova pista, por ser federal e pública,atende a toda a comunidade, seja universitária ou não, pois ela irá proporcionar um incremento das atividades deextensão”. 

“A expectativa é de que com a pista tecnológica possamos ajudar a desenvolver o atletismo no Estado que ainda ébastante incipiente no Estado. Quando a pista estiver pronta incentivaremos ainda mais os talentos de Sergipe autilizá-la. Será uma grande conquista, pois ela possui tecnologia para redução de lesões, capacidade para diminuiçãoem média de 4 segundos do tempo de prova dos atletas, dentre outras características”, explica Raphael Fabrício,que é professor das disciplinas Bases Metodológicas em Atletismo I e II.  

Para que a pista seja ainda mais completa, será adquirido um conjunto de acessórios para treinamentos ecompetições composto por 400 metros de guias de balizamento interno em alumínio, gaiola para arremesso de disco emartelo, seis conjuntos de tábuas de impulsão para saltos, dois conjuntos de caixa de acoplamento para saltos comvara, além de trave ajustável para steeplechase (corrida com obstáculos) e dois dispositivos metálicos para arremessode peso. (Da assessoria)

 

Deixe um comentário

Seu nome (Necessário)
Seu E-mail (Necessário - Não será exibido)
Seu comentário
Código da imagem:

Enquete


Categorias

Arquivos