Coluna Primeira Mão

Henri Clay poderá disputar a Presidência da OAB-SE


O ex-presidente da OAB-SE por dois mandatos, Henri Clay Andrade, poderá disputar o cargo pela terceira vez em novembro deste ano. Ele admite que tem feito “consultas” aos amigos em todo o Estado para ver os seus anseios. “A partir dessas consultas, vamos definir um projeto para contemplar todos os advogados sergipanos”, comentou com a coluna. Segundo ele, “a princípio, o advogado Maurício Gentil é o nome mais cotado de nosso grupo. Em agosto próximo, nós ampliaremos as discussões em torno da chapa e definiremos o que for melhor para todos”, explicou.Também estão de olho na Presidência Inácio Kraus e Roseline Morais. A OAB de Sergipe tem pouco mais de 9 mil inscritos.


Eliane Aquino evita expor-se eleitoralmente para 2016


A ex-primeira dama do Estado e atual assessoria do Governador Jackson Barreto (PMDB), Eliane Aquino, declarou na manhã desta segunda-feira que “eu nunca disse para ninguém que quero ou desejo ser candidata à Prefeitura de Aracaju ou qualquer outro cargo. Mas entendo que o que tiver de ser será”. Segundo ela, “esse é um assunto (eleições municipais) que não tem me interessado muito. Ainda é muito, mas insistem em falar sobre isso”.


Chuvas atingem todo o sertão do Estado de Sergipe


Os prefeitos sergipanos estão para lá de satisfeitos com as chuvas que estão atingindo todo o Estado, inclusive o semi-árido, onde há uma expectativa em torno de boas safras de milho, macaxeira, inhame e batata neste ano. As chuvas têm chegado os sempre secos municípios de Poço Redondo e Canindé do São Francisco, conforme comentou ontem o prefeito Heleno Silva. “Hoje eu diria que a situação no sertão está bem melhor que há três ou quatro meses?, declarou.

Rogério Carvalho é prestigiado no Ministério da Saúde


Os correligionários do novo secretário de Gestão do Ministério da Saúde, ex-deputado federal Rogério Carvalho, comentam que a presença dele em grandes eventos, representando o ministro Chioro, é um sinal de que o presidente do PT de Sergipe está prestigiado no cargo.


Secretários disputam dinheiro junto à Sefaz


Com suas pastas descapitalizadas, os secretários de Estado passam os dias discutindo ideias e recorrendo ao governador Jackson Barreto e ao titular da pasta da Fazenda, Jeferson Passos, na expectativa de conseguir algum recurso para a execução daquilo que avaliam como essencial. Mas a ordem de JB é não à gastança. As prioridades são pagar o que deve e garantir os salários dos servidores.


Navio poderá ser retirado da Barra dos Coqueiros


O Ministério Público Federal de Sergipe, através da procuradora Gicelma Nascimento, está concluindo procedimento sobre a incômoda presença do navio da empresa H. Dantas no rio Sergipe, em frente ao município de Barra dos Coqueiros, localizado na Ilha de Santa Luzia. O navio está lá há sete anos. Os moradores reclamam frequentemente sobre o problema.


Parceria entre a OAB-SE e a Assembleia Legislativa


A Assembleia Legislativa de Sergipe e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE) estão discutindo a possibilidade de ser levado ao ar, na TV Alese, um programa para tratar de questões ligadas diretamente à cidadania. Os presidentes da Alese, deputado Luciano Bispo, e o da Ordem, Carlos Augusto, estão dispostos a viabilizar o projeto.


Luciano Bispo faz balanço positivo do trabalho da Alese - 1


O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislatura de Sergipe, Luciano Bispo (PMDB), fez um balanço positivo da atividade parlamentar no primeiro semestre. Segundo ele, o período foi muito produtivo, principalmente ao que se refere à importância das matérias aprovadas. Luciano lembrou as audiências públicas e os seminários promovidos pelos parlamentares, além dos debates na casa com temas relevantes a sociedade. Para ele, a expectativa para os próximos meses também será muito trabalho, pautado na transparência e compromisso de todos os parlamentares, em prol do povo sergipano. Ainda em sua fala, Luciano destacou a celeridade dos projetos que chegam à casa legislativa, sejam eles aprovados ou não, e que o maior beneficiado é o povo sergipano, pontuou. O parlamentar afirmou ainda que o caminho se dá pela harmonia dos poderes, fazendo com que as coisas aconteçam de forma rápida e objetiva.


Luciano Bispo faz balanço positivo do trabalho da Alese - 2


Na 18ª Legislatura/01, foram instaladas 15 Comissões Permanentes e 05 Reuniões Especiais. Ainda nesse período, foram realizadas 66 reuniões ordinárias, 37 reuniões extraordinárias, com a aprovação de dezessete proposições, sete em tramitação, de autorias dos parlamentares, do Executivo e também do Poder Judiciário, do Tribunal de Contas do Estado e do Ministério Público. Assim como, 06 audiências públicas, 04 títulos de cidadãos, 01 medalha honrosa, 01 devolução simbólica de mandato, e quatro edições do espaço cultural. A Casa entra em recesso parlamentar a partir de hoje (30), retornando as atividades no próximo dia (03) de agosto do corrente ano, conforme regimento interno. E para marcar o retorna as atividades, será apresentado o Novo Portal da Assembleia Legislativa, finalizou o presidente.


Uso de verbas judiciais - O Governo deverá reencaminhar projeto até agosto


O projeto de lei que autoriza o Governo do Estado a fazer uso dos recursos depositados no fundo de depósitos judiciais deverá voltar logo em breve para a Assembleia Legislativa. Serão realizadas algumas pequenas modificações para adequar à realidade legal.


Mitidieri propõe recálculo de benefício dos aposentados


O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD/SE) apresentou o projeto de lei 1990/2015, alterando a lei 8.213/91 para estabelecer a garantia do recálculo do benefício do aposentado do Regime Geral de Previdência Social que retorna ou permanece em atividade. Mitidieri enxergou a necessidade da sua propositura mediante o entendimento do Poder Judiciário de que o aposentado obrigado a recolher novas contribuições, tenha da Previdência Social uma contraprestação. Ao fazer sua exposição, Mitidieri levantou sua preocupação com as inúmeras causas judiciais em que o aposentado do Regime Geral de Previdência Social que retorna à atividade requer o recálculo de sua aposentadoria, para incorporar o novo tempo de contribuição.

 

Deixe um comentário

Seu nome (Necessário)
Seu E-mail (Necessário - Não será exibido)
Seu comentário
Código da imagem:

Enquete


Categorias

Arquivos